Deputada Daniela Reinehr usa tribuna da Câmara para reclamar do presidente da Apex que na China criticou o agro brasileiro

Publicado em: 03/04/2023

Durante evento em Pequim, na China, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, relacionou problemas ambientais com a produção de grãos e a pecuária no Brasil. As declarações do petista contrastaram com o otimismo do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na véspera. A fala de Viana aconteceu em meio a uma programação brasileira na China, que busca aumentar as exportações do agronegócio para o país asiático.

Representantes de grandes empresas do agro nacional e executivos chineses, principais compradores da produção brasileira, estavam presentes. Viana, amigo pessoal do presidente Lula, afirmou que “é preciso reconhecer que o Brasil tem problemas ambientais”. Ele também usou números para impor uma relação entre o agronegócio brasileiro e a destruição da Floresta Amazônica. As críticas de Viana causaram estranheza, já que o evento tinha como um dos objetivos alavancar as exportações do agronegócio brasileiro para a China. O presidente da Apex ressaltou a necessidade de o país reconhecer seus problemas ambientais e parar de dizer no exterior que não os tem.

A repercussão nos meios agropecuários foi grande. Entidades do setor publicarão manifesto público, criticando a posição do presidente da Apex.

Em Brasília, a ex-ministra da Agricultura e atual senadora pelo MS,  Tereza Cristina, diz estar indignada com as  palavras inoportunas do presidente da Apex.

A deputada federal de SC, Daniela Reinehr, também fez pronunciamento na Câmara dos Deputados registrando sua  repulsa pelas palavras de Viana na China:

 

Fonte: Fecoagro/SC (Foto: Bruno Spada / Agência Câmara).