Cooperitaipu tem mudança no formato de precificação diária da soja

Publicado em: 31/03/2023

Se adequando ao cenário atual do mercado internacional de soja, a Cooperitaipu informou que passará a cotar a saca do grão em dois momentos no dia, manhã e tarde. Lembrando que o preço de comercialização da soja é definido pela oferta e demanda do mercado internacional, baseado nas cotações das Bolsas de Valores.

Segundo explica o gerente Comercial da Cooperitaipu, Marcos Niederle, são três os elementos principais para definição do preço internacional da soja, a saber: cotação na Bolsa de Valores de Chicago/USA, valor do dólar e o prêmio (condições de oferta e demanda pelo produto brasileiro, e não pelo produto americano), que mudam a todo momento.

Niederle informa que quando a Cooperitaipu vai vender soja, não existe um valor pré-definido para o dia em questão. Na hora da venda o preço será aquele formado pela combinação dos fatores já citados. O gerente Comercial destaca que nos últimos dias o preço da soja teve muita alteração, e com valores expressivos.

A Cooperitaipu só consegue negociar soja no mercado até as 15h e 30min do dia; já o associado pode fazer essa operação de fixação de preço da saca até o horário final de expediente. O que muda é que o preço pode alterar a tarde. Esse formato já é praticado pelas demais cooperativas da região oeste catarinense e também dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Marcos Niederle finaliza dizendo que aos poucos os associados que comercializam soja com a Cooperitaipu vão se adaptar ao novo formato de precificação do grão e que tanto a direção quanto os coordenadores de filiais estão à disposição para dirimir qualquer dúvida. Todos os dias os valores dos produtos comercializados pela Cooperitaipu são publicados no site oficial da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperitaipu (Foto: Divulgação / Cooperitaipu).