Ano diferente, mas suportável

Publicado em: 03/04/2023

Por Arno Pandolfo presidente da Fecoagro/SC.

Sabemos que bons resultados só conseguimos com muita honestidade, dedicação e trabalho em conjunto, porém, tudo isso não foi suficiente para concluirmos o ano de 2022 com resultado financeiro positivo na Fecoagro. Fatores externos foram impactantes e nos causaram inúmeras preocupações, provocando mudanças estratégicas no meio do caminho. Dentre nossos 4 pilares de negócios, quais sejam: Indústria de Fertilizantes, Central de Negócios, convênios goverrnamentais e comunicação, a atividade de industrialização de fertilizantes é a mais significativa economicamente e a mais sensível também. Qualquer situação adversa interna ou externa tem impacto direto e compromete a margem planejada.

Neste ano, o fator mais impactante foi o conflito entre Rússia x Ucrânia, que provocou o aumento do preço do fertilizante no primeiro semestre, causando desequilíbrio mercadológico. No segundo semestre quando não se concretizou a falta do produto, houve queda do preço, resultando em margem negativa para o estoque já adquirido. Outro fator importante foram os custos com demurrage gerado pela ineficiência na infraestrutura do Porto de São Francisco do Sul, custo esse que também não foi possível repassar no preço de venda.

Apesar de tudo, seguimos trabalhando com força total e podemos afirmar que nosso saldo foi positivo. Dentre várias conquistas, destacamos: 1) Investimento na modernização das fábricas visando aumentar a produtividade e a qualidade de nossos fertilizantes.  2) Superação das metas na Central de Negócios, que gerou economia às cooperativas que participam do negócio. 3) Ações da Área Administrativa relacionadas a melhorias de processos para toda a operação da Fecoagro e, em especial, inúmeras ações para desenvolvimento do quadro de colaboradores. 4) Continuidade do programa Troca x Troca, que por mais de 20 anos vem sendo de sucesso, não só pelos resultados financeiros, mas pelo benefício que proporciona aos produtores rurais do Estado de Santa Catarina. 5) Continuidade da difusão da cooperação e a intercooperação, além de notícias relevantes, através do rádio, televisão e mídias sociais. Gratificante é saber que tudo isso, é resultado da união e trabalho sério das cooperativas filiadas, em prol do desenvolvimento econômico e social, ainda que por vezes não atinja o número esperado.

O cenário econômico para 2023 se mostra de novo desafiador, com isso nossa responsabilidade e trabalho aumentam, o que nos estimula. Nos manteremos unidos por um compromisso compartilhado de manter a Fecoagro bem sucedida e reconhecida, para isso, usaremos todos os recursos de maneira responsável a fim de fortalecer as pessoas e a comunidade com as quais se relaciona.

Para concluir, apresento os meus sinceros agradecimentos a todos os colaboradores, ao diretor-executivo e toda a equipe de gestores, por contribuírem, todos os dias, na concretização dos nossos objetivos estratégicos. Agradeço às nossas cooperativas filiadas, demais clientes, fornecedores, cooperativas de crédito e instituições financeiras parceiras, pela confiança, e aos colegas dos Conselhos de Administração e Fiscal pela orientação sólida e apoio unânime ao longo do ano. Que possamos juntos, de forma coesa e de mãos dadas, enfrentarmos e vencermos todas as dificuldades atuais e obstáculos que por ventura ainda surgirão.

Fonte: Fecoagro/SC.