Agenda Regulatória do Banco Central e análise do cenário financeiro foi apresentada na Semana do Cooperativismo

Publicado em: 06/07/2021

Para onde caminha o Sistema Financeiro Nacional. O tema norteou a quarta palestra da programação da Semana do Cooperativismo Catarinense realizada na semana passada por videoconferência. O diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otavio Damaso, traçou um panorama sobre os principais assuntos que pautam a Agenda Regulatória do Banco Central do Brasil e analisou o novo ambiente financeiro do País.

Ele destacou a rede de atendimento das agências de cooperativas de crédito que vão muito além do atendimento ao cliente. Ele as definiu como redes de relacionamento devido às características singulares do modelo cooperativista do ramo crédito que, conforme afirma, são uma oportunidade de crescimento ímpar para as cooperativas.

O dirigente ainda expôs sobre o método de pagamento instantâneo promovido pelo modelo PIX, que gera conveniência, segurança e velocidade. Ponderou ainda sobre o que muda no acesso à informação dos clientes com a chegada do Open Banking, que proporciona que as informações pessoais do cliente sejam de controle do próprio cliente e não mais das instituições financeiras.

Damaso ainda orientou os representantes das cooperativas de crédito sobre duas condutas que, de acordo com ele, são fundamentais para garantir a sustentabilidade da cooperativa: a importância de detectarem os novos e potenciais cooperados e estabelecer uma cultura de sucessão para garantir a perenidade da cooperativa.

Fonte: SESCOOP/SC – Foto: Otavio Damaso diretor de Regulação do Banco Central do Brasil (Divulgação SESCOOP/SC)