Votar certo pra não se arrepender

Publicado em: 13/11/2020

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro

Mais uma vez estamos diante de uma decisão importante para exercermos a nossa cidadania, com responsabilidade.  As eleições municipais. No Brasil a cada dois anos temos tido eleições para os diversos cargos políticos. Neste ano será para elegermos nossos gestores municipais, no executivo e no legislativo.  Há quem diga ser a eleição mais importante para o cidadão, afinal, vamos escolher prefeitos e vereadores, que convivem conosco no dia a dia. Quem nos ouve, dispensa atenções e podem resolver problemas mais emergenciais na nossa comunidade. Também é uma escolha importante, pois através dos eleitos agora que escolheremos outros cargos em nível estadual e federal nas eleições nos dois anos seguintes.

Há que se reconhecer que no Brasil houve muito amadurecimento e qualificação do eleitorado, que está mais bem informado e isso se deve muito tecnologia das redes sociais. É possível acompanhar o dia a dia dos políticos, independentemente do cargo a que foram escolhidos. Mas ainda há que se superar os interesses individuais e as pretensões próprias, quer dos políticos, quer dos eleitores. Se considerarmos a politica como missão nobre, certamente teremos melhores resultados, e entenderemos que os políticos devem tratar de decisões de interesse coletivo e não de um ou outro eleitor ou segmento da sociedade. Sabemos que cada setor tem suas demandas, e certamente deve se organizar para defender suas ideias, seus projetos e seus interesses, e isso não é proibido, e quem tiver melhor poder de mobilização e sensibilização dos eleitos, certamente terá maiores e melhores resultados.

Nós do setor agropecuário e cooperativista também precisamos agir assim. Escolhendo candidatos identificados com o nosso setor. Temos dito que o setor agropecuário não é reconhecido pela importância que tem, mas também não nos envolvemos nas escolhas políticas e por essa razão acabam entrando aqueles que mais assumem posição política. É através dela que se decide no país, quer queiramos, quer não. Nossa missão na política é contribuir para que não só os outros setores tenham atendidas suas reivindicações. Trata-se de um direito legítimo de reivindicarmos com transparência e honestidade, sem paixões partidárias. Todos os partidos políticos tem seus méritos, porém, muito mais importante são os candidatos identificados com o nosso setor agropecuário e cooperativista.

Analisemos os candidatos, suas propostas, seu passado político e administrativo e escolhamos pelas suas qualidades pessoais também e não apenas pelas preferencias partidárias. Se escolhermos mal, por alguma influência ou interesse pessoal, depois não temos o que reclamar pelos próximos quatro anos. Afinal, o voto é secreto e os resultados das ações dos políticos tem que ser para o bem coletivo e não de apenas alguém que se aproveita da política para conquistar seus objetivos próprios. Portanto, neste domingo, vote certo. Vote pelo seu município, pela sua comunidade. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro