Troca-Troca de sementes de milho começa na próxima segunda-feira

Publicado em: 14/05/2021

O programa Terra Boa, o Troca-Troca de sementes de milho, convênio entre a Secretaria da Agricultura e a Fecoagro, começa a ser operado na próxima segunda-feira, dia 17. O anúncio foi feito pelo secretário da Agricultura, Altair Silva, após liberação do sistema por parte da diretoria de Agronegócio e Cooperativismo da Secretaria da Agricultura.

Nos anos anteriores o programa de sementes iniciava em junho, porém neste ano, devido às antecipações das aquisições dos insumos por parte dos agricultores, o Governo do Estado e a Fecoagro se esforçaram para disponibilizar o programa com antecedência.

Neste ano de 2021, mais uma vez estão sendo disponibilizados 200 mil sacos de sementes de milho para os agricultores plantarem milho de alta tecnologia, a fim de buscar maior produtividade e ampliar a produção de milho no Estado. A novidade desta edição é que as sementes de altas tecnologias, e tecnologia de ponta, integrantes do grupo III, IV e V, terão tratamento para prevenção de insetos e reduzir riscos de perdas por pragas. Somente nesse programa o estado de SC está investindo cerca de R$ 23 milhões em subsídios.

Já está operando desde início de abril o programa de calcário, que neste ano vai subsidiar 300 mil toneladas de calcário, num investimento de R$ 23,6 milhões. O atual programa Terra Boa só atende pequenos agricultores que poderão retirar nas cooperativas e casas agropecuárias credenciadas, até 5 sacos de sementes de milho e 30 toneladas de calcário. Pagarão menos pelos produtos, como forma de incentivo a produção. Os demais agricultores, ou seja, de médio e grande porte não participam por não se enquadrarem no Pronaf, de acordo com o que determina a norma governamental.

Armando Niedermayer, coordenador Operacional do convênio junto à Fecoagro, explica como o agricultor deve fazer para se habilitar no programa que inicia na próxima segunda-feira:

Fonte:Fecoagro