Sucesso no lançamento do programa Terra Boa 2021

Publicado em: 05/02/2021

Foi realizada com sucesso a solenidade de lançamento do programa Terra Boa, o Troca-troca para o ano de 2021. O evento aconteceu virtualmente na última quarta-feira, dentro da programação do Dia de Campo Agroacelerador da Cooperja de Jacinto Machado, que também aconteceu da mesma forma.

A solenidade contou com a participação do governador Carlos Moisés; do atual secretário da Agricultura Altair Silva; do ex-secretário Ricardo de Gouvêa; dos deputados Moacir Sopelsa e José Milton Scheffer; dos presidentes da Faesc, Fetaesc, OCESC e Fecoagro; presidentes das cooperativas associadas à Fecoagro e outras lideranças do setor.

Os programas integrantes do projeto Terra Boa deste ano envolvem recursos na ordem de R$ 57 milhões para subsidiar os custos de produção e difusão de sementes de tecnologia de ponta para os agricultores catarinenses. As regras dos programas são as mesmas dos anos anteriores. Somente pequenos agricultores enquadrados no Pronaf, podem participar. Para se habilitar o agricultor deve procurar um técnico da Epagri para receber a autorização de enquadramento. Começará em março com o calcário e na sequência para as sementes de milho. Os demais programas são executados durante todo ano, sem interrupção, enquanto existir os recursos para os subsídios.

O secretário Altair Silva resumiu como serão os programas desse ano de 2021:

“Nós pretendemos atingir como meta 200 mil sacas de milho e o programa apoia aquisição do milho de alto valor genético, o que gera um atendimento maior de hectares plantados e que representa mais de 70% das sementes hoje retiradas pelos produtores. No programa de calcário vamos investir mais de 300 mil toneladas de calcário. São mais de 23,6 milhões de reais, cuja distribuição do calcário será feita em duas modalidades: pela cooperativa ou direto da mina. Vamos aplicar mais de 3.000 kits de forrageira num total de investimento de mais de 7,2 milhões de reais, cada kit custa em média 2.000 e é formado por mais de 80 produtos fornecidos a partir de um projeto técnico elaborado pela Epagri. Nós vamos investir forte na apicultura, porque a apicultura é o que faz a polinização de toda nossa produção, Importante para a fruticultura, para as lavouras, para o milho, em 500 kits para apicultura”, concluiu o secretário.

Fonte: Fecoagro