Sicoob Central SC/RS debate Segurança da Informação

Publicado em: 05/11/2019

O Sicoob Central SC/RS promoveu em Bento Gonçalves (RS) o 9º Encontro dos Dirigentes com o tema Segurança da Informação. O Brasil é um dos países que mais sofre com ataques cibernéticos, com prejuízos financeiros milionários, que também geram perda de credibilidade nos negócios. O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que “este é o tema que todas as organizações e pessoas têm que enfrentar, com mudanças de hábitos, processos e tecnologia para garantir a privacidade e a segurança dos dados que trafegam pelas redes sociais ou que estejam arquivados em algum lugar, físico ou na nuvem”. Acrescentou que a responsabilidade aumenta principalmente para as instituições financeiras, que cuidam de ativos de terceiros e que são, ao mesmo tempo, organizações que utilizam os mais modernos e seguros meios disponíveis para evitar ataques cibernéticos.

Eduardo Batista, sócio da PricewaterhouseCoopers (PwC) e especialista em Segurança da Informação no setor financeiro, ministrou palestra sobre a “Resolução do Conselho Monetário Nacional 4.658/2018 – Política de Segurança Cibernética em Instituições Financeiras – abrangência e impactos”. Batista disse que “os ataques estão cada vez mais intensos e sofisticados”. Por isso, explicou, o Conselho Monetário Nacional tem implementado Resoluções com o objetivo de regular e melhorar, cada vez mais, o trânsito de dados e as responsabilidades que competem a cada um. O diretor de Negócios da Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, coordenou as perguntas endereçadas ao palestrante.

David Machado, gerente de Tecnologia da Informação do Sicoob Central SC/RS e Paulo Silva, doutor pela UFSC e diretor de Consultoria da Tracker Segurança da Informação, ministraram palestra sobre a Segurança da Informação no Sicoob Central SC/RS. David apresentou um histórico do projeto no Sicoob SC/RS, de 2009 a 2012, em atendimento à Resolução 3.380 do Bacen. Na Central, a análise de risco de segurança da informação abrangeu as áreas tecnológicas, humanas e físicas. A Política de Segurança da Informação consistiu na implementação de diretrizes físicas e lógicas, e a Auditoria da Segurança da Informação verificou todos os aspectos das políticas implementadas.

A palestra final do Encontro foi com o professor José Rafael Medeiros Filho, autor de vários livros, entre eles, Proibido Estacionar na Vida, que foi o tema que apresentou aos dirigentes do Sicoob SC/RS. Formado em Administração de Empresas com especialização em Recursos Humanos, já ministrou palestras em todos os estados do Brasil e possui vasta experiência na área de consultoria organizacional.

O Sicoob é o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, com 4,4 milhões de associados – cerca de 2,7 mil novos sócios por dia útil. Está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 435 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora e previdência), que são provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.

A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no País, com 3,1 mil pontos de atendimento em 1.728 municípios. São mais de 36 mil funcionários em todo o País e 4.900 caixas eletrônicos próprios, além de 20 mil pontos da Rede Banco24Horas.

O Sicoob SC/RS está presente em 261 municípios (88% do total) de Santa Catarina, 43 no Rio Grande do Sul e 21 no Paraná. São 490 pontos de atendimento para estar cada vez mais próximo dos associados. O Sicoob SC/RS possui mais de 970 mil associados e ativos de R$ 15,5 bilhões.
No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos anos é instalar agências em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (Foto: Celso Vicenzi)