Sicoob alerta sobre golpe do falso empréstimo

Publicado em: 30/12/2021

A ação de criminosos que utilizam as redes sociais para aplicar golpes chama a atenção e, infelizmente, não é de hoje. A pandemia de coronavírus e a necessidade do distanciamento social, acelerou o movimento de pessoas procurando as plataformas sociais para compras, vendas, pagamento de contas e inúmeras outras atividades. Se por um lado o espaço digital tem facilitado o dia a dia, ele também pode ser um prato cheio para estelionatários.

Um dos crimes que vem chamando a atenção é o falso empréstimo. Golpistas enviam mensagens (via SMS ou aplicativos de conversa) se passando por representantes de instituições financeiras e oferecendo empréstimos com condições muito vantajosas.  Para liberar os valores, no entanto, eles pedem um pagamento adiantado. E aí está o golpe. Uma vez pago, o dinheiro e os golpistas desaparecem, deixando o prejuízo para a vítima.

O Analista de Gestão de Risco do Sicoob MaxiCrédito, Leonardo Caldart, explica que há toda uma engenharia social por trás dessas armadilhas e os criminosos usam de vários argumentos e artifícios para convencer da legitimidade da oferta e induzir a pessoa a aceitar a proposta.

O Sicoob lembra que as  instituições não exigem pagamento (depósito, Pix ou qualquer outra forma) como condicionante para liberar o dinheiro do empréstimo ou crédito consignado. A orientação é não fazer esses pagamentos, especialmente se a conta de destino seja de uma pessoa física. Outro cuidado importante é contratar consórcios ou empréstimos somente de instituições financeiras ou bancos autorizados pelo Banco Central.

Ainda é importante cuidar o DDD do aparelho de onde partiu a mensagem. O alerta também vale para bancos digitais e a orientação é que a pessoa busque apurar se os códigos identificadores e os nomes constam no cadastro do Banco Central.

Fonte: Sicoob, com adaptações da Fecoagro/SC