Setor de fertilizantes continua preocupado com as indefinições de compras pelo agricultor

Publicado em: 20/04/2023

O setor de produção de fertilizantes continua preocupado com as indefinições das compras dos fertilizantes e defensivos agrícolas por parte dos agricultores.  A elevação nos preços ocorrida no ano passado, e a baixa registrada neste ano, estão induzindo o agricultor a esperar nas suas compras, na expectativa que os preços caiam ainda mais. Até o momento, aproximadamente 50 por cento da demanda de fertilizantes do país ainda falta ser negociado.

O setor manifesta preocupação, pois a demora nas compras, provocará acúmulos de entregas na época do plantio e isso poderá criar problemas de logística nos portos e nas fábricas. Os cálculos que estão sendo feitos pelas cooperativas mostram que o momento atual é o melhor na relação de troca entre fertilizantes  e grãos. Na soja por exemplo, enquanto no ano passado precisava 30 sacos de soja para comprar uma tonelada de fertilizante, neste ano está em 20 sacos. Portanto, situação expressivamente melhor.

Eduardo Monteiro, vice-presidente da multinacional Mosaic, uma das maiores produtoras de fertilizantes do mundo, disse em entrevista que o momento é bom para as compras, e há necessidade de o agricultor se definir para não enfrentar problemas de suprimento lá na frente:

 

Fonte: Fecoagro/SC.