Sescoop promove 1º Seminário Anual de Prestação de Contas dos Convênios

Publicado em: 14/06/2021

Promover o intercâmbio de boas práticas nos projetos executados por meio dos convênios firmados entre a unidade nacional do Sescoop e as federações, centrais e confederações de cooperativas. Este foi o objetivo do 1º Seminário Anual de Prestação de Contas dos Convênios, realizado na semana passada por videoconferência. O evento contou com a participação de representantes das unidades estaduais e das cooperativas.

Desde 2017, o Sescoop tem dado grande importância aos convênios, como uma forma de aproveitar a capilaridade das cooperativas de 2º e 3º graus para multiplicar, ainda mais, as soluções ofertadas para desenvolver as cooperativas. De lá para cá, 40 convênios já foram aprovados e somam R$ 37 milhões.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o seminário de três dias teve, também, a função de aferição do funcionamento desse processo. “Ainda poderemos ver o que podemos fazer mais e melhor, já que a ideia é ampliar a discussão, ver os gargalos e mensurar os resultados”, comentou o líder cooperativista.

Todos os projetos desenvolvidos pelas federações, centrais e confederações de cooperativas, com recursos do Sescoop, estão focados em desenvolver a governança e a gestão das beneficiadas, tendo os cooperados e empregados como público-alvo.

Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, apenas em 2021, seis projetos foram concluídos no primeiro semestre, mas ainda há outros 15 convênios vigentes e com encerramento previsto para ocorrer entre 2021 e 2023.

“Neste evento, nós conhecemos cada um dos projetos, alguns ainda no início, outros com resultados parciais, e outros já com os resultados finais foram apresentados. Muito além de verificar a aplicação do nosso recurso, fazer a gestão dos convênios envolve também mensurar e comunicar as transformações que trazem”, explica Nobile.

Foram 3 tardes de seminário, das 14 às 17 horas, para mostrar os “cases” de diversos ramos do cooperativismo e que estão sendo subsidiados pelo Sescoop nacional. No primeiro dia, quarta-feira, foram apresentados cases dos ramos de trabalho e agropecuário, incluindo o projeto “Somoscoop Para Difusão do Cooperativismo”, da Fecoagro/SC, na sua área de programas de TV, que teve a apresentação do gerente de Comunicação e Marketing, Mauro Schuh. Na quinta-feira, foram os cases do Ramo Crédito, com apresentação dos cases da Cresol, Sicoob, Sicredi e Confebrás e, por fim, na sexta-feira, último dia foram mostrados os cases os relacionados ao Ramo Saúde.

O Sescoop nacional mostrou que o órgão já investiu R$ 37 milhões para incentivar diversos convênios que já foram aprovados.

Fonte: Sistema OCB por Aurélio Prado / Foto: Sistema OCB