Senar promove oficina sobre cultivo de hortas domésticas no Dia da Família na Escola

Publicado em: 20/04/2021

Todos os anos o Movimento Santa Catarina pela Educação promove o Dia da Família na Escola, com a intenção de aprimorar a integração de familiares e alunos ao ambiente escolar.

Neste ano, o evento on-line e gratuito, foi no sábado, com atividades para serem desenvolvidas em casa. Com o objetivo de incentivar uma vida mais saudável, foi promovida uma live com o tema “Uma horta em cada canto”.

O Dia da Família na Escola foi instituído por lei em 2016, atendendo pleito do Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido pelas Federações da indústria (FIESC), comércio e serviços (Fecomércio), transporte (Fetrancesc) e agricultura (FAESC), além da Secretaria de Estado da Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC).

A oficina conduzida pelo prestador de serviços de instrutoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Gilsonei Duarte.

Foi feita explanação sobre a importância da interação entre pais e filhos; horta doméstica em casa e em apartamento (vertical); cuidados para a implantação da horta e cultivo das hortaliças e ervas medicinais; adubo orgânico e controle de pragas e doenças.

Também será possível conhecer a experiência da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, com hortas escolares. Na oficina, alunos e familiares tiveram dicas sobre como começar uma horta doméstica, escolha do local e iluminação necessária.

A Técnica em Atividade de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, que juntamente com superintendente do SENAR/SC Gilmar Zanluchi, ocupa cadeira no Comitê Técnico Estadual do Movimento SC pela Educação, realça que a live ensinou cultivos práticos e que podem ser feitos em família.

Zanluchi ressalta que a presença da família na vida escolar dos alunos deve ser constante no desenvolvimento de atividades cotidianas, no espaço para o diálogo e na busca de propostas e soluções para o bem-estar da vida escolar.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a Federação foi incorporada ao Movimento SC pela Educação por compreender que o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico consiste na preparação de todos para os desafios dos novos tempos e que isso passa pela educação.

“O momento é uma excelente oportunidade para que alunos e familiares aperfeiçoem seus conhecimentos para cultivar produtos naturais para consumo próprio”, concluiu Zezo Pedrozo.

Fonte: Sistema Faesc/Senar-SC (adaptação)