Secretaria de Agricultura e Polícia Militar de SC unem forças para fiscalização agropecuária

Publicado em: 04/09/2023

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Polícia Militar de Santa Catarina assinaram um termo de cooperação técnica para disponibilizar as aeronaves da Corporação para atividades de fiscalização e transporte especializado da secretaria. A agropecuária catarinense é frequentemente desafiada a enfrentar eventos climáticos extremos com perdas e danos significativos. Dentro dessa premissa, é necessário manter os serviços de proteção e vigilância visando prevenir a entrada de doenças e pragas que podem provocar graves impactos sociais e econômicos, especialmente para as exportações de carnes processadas, para a renda das famílias rurais e a própria segurança alimentar. 

O termo de cooperação, assinado através do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, busca incrementar as atividades aéreas de fiscalização, monitoramento e controle de situações emergenciais relacionadas à agropecuária catarinense, em conjunto com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). “Sem dúvida, um termo de parceria muito importante para a proteção do campo, dos nossos servidores na fiscalização e para a segurança da sanidade agropecuária catarinense”, frisou o Secretário da Agricultura Valdir Colatto. 

 

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que uma “série de benefícios vai contribuir para a proteção da agropecuária catarinense”. Na parte operacional do termo de cooperação, o Tenente Coronel Iagã Cota reforça o apoio direto à Secretaria da Agricultura através “do aumento da capacidade de resposta para as necessidades do campo, tanto na questão de monitoramento, fiscalização e segurança pública rural”. 

Fonte: Secretaria SC/Fecoagro