Projeto Mais Milho e Cereais de Inverno pretende mostrar como SC incentiva a produção de outras culturas para ajudar na produção de ração animal

Publicado em: 12/01/2022

Lançado no final do ano passado, o projeto Mais Milho e Cereais de Inverno pretende mostrar como o estado de Santa Catarina tem trabalhado para incentivar a produção de outras culturas para ajudar na produção de ração animal.  O estado é destaque na produção de aves e suínos, e a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina tem um programa de apoio à produção de artigos como trigo, triticale e cevada.

“Em 2021 foram mais de 20 mil hectares incentivados, subsidiando 50% do valor da semente aos produtores que plantam até 10 hectares”, informou o secretário de Agricultura de Santa Catarina, Altair Silva. O agronegócio catarinense responde por 30% do PIB e por 70% das exportações do estado.

Garante trabalho e renda para mais de 20 mil produtores de aves e suínos, assim como para mais de 60 mil produtores de leite. Os cereais como fonte de energia, são indispensáveis na produção de rações e a oferta precisa ser ampliada. Secretaria de Agricultura tem programa de apoio ao cultivo de produtos como trigo, triticale e cevada.

O projeto Mais Milho, e Cereais de Inverno, tem como objetivo buscar alternativa de insumos para produção de ração. Além de ampliar a produção de milho em SC, com tecnologias que aumente a produtividade; encontrar alternativas de logística competitivas, para busca de milho de outras regiões; o programa também quer estimular o plantio de cereais de inverno como alternativa de matéria prima para produção de ração, para abastecer as indústrias de proteína animal em SC.

O projeto Mais Milho do Canal Rural, promoverá um Fórum dia 2 de fevereiro próximo em Pinhalzinho durante e o Itaipu Rural Show, onde haverá palestras e debates com especialistas focado nos cereais de inverno. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rural a partir das 14 horas do dia 2 de fevereiro. A TV Coop de SC vai formar rede com o Canal Rural para também transmitir o evento ao vivo. OP projeto em SC conta com o apoio em SC da Faesc/Senar; Ocesc/Sescoop; Fecoagro; Sindicarne/Acav e secretaria da Agricultura do Estado de SC.

Fonte: Canal Rural (adaptação)