Programa Saúde do Homem Rural atende 1,9 mil produtores em SC

Publicado em: 24/01/2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) atendeu, em 2019, 1.910 produtores rurais pelo programa Saúde do Homem Rural. O objetivo foi orientar sobre a prevenção de doenças e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes de nove municípios catarinenses.

Conforme levantamento realizado pelo Senar/SC, no ano passado foram realizados 1.684 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e 298 exames físicos. Também foram coletados 179 testes rápidos de Sífilis, 179 de HIV e 179 de Hepatites B e C. Os municípios de Timbé do Sul, Porto União, Turvo, Curitibanos, Major Vieira, Braço do Norte, Jacinto Machado, Erval Velho e Paulo Lopes foram contemplados pelo programa em Santa Catarina.

Para promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde do homem rural, foram abordados temas sobre o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata, de pênis e das doenças sexualmente transmissíveis, a violência doméstica e outros temas relevantes. Para implementar essas ações, o Senar/SC firmou parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, as Secretarias de Saúde dos municípios atendidos e a Sociedade Brasileira de Urologia.

De acordo com a técnica do Senar/SC Gisele Kraieski Knabben, o programa Saúde do Homem Rural também promoveu palestras motivacionais, fomentando a troca de experiências.

Para 2020, estão previstos cerca de 12 eventos para auxiliar aproximadamente 2.400 homens inseridos no meio rural.  “É importante orientar sobre os cuidados com a saúde, principalmente sobre os cuidados com o câncer de próstata, gerando oportunidades de educação e de prevenção melhorando sua qualidade de vida”, afirma o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional