Presidentes da Cooperja e da Auriverde falam do futuro das cooperativas no ENCA 2022

Publicado em: 05/07/2022

O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, destacou a importância dos jovens, como futuras lideranças no cooperativismo. “Trabalhamos com jovens em dois programas de capacitação, de diferentes faixas etárias. O jovem precisa conhecer o cooperativismo, para defender, para dar valor a sua cooperativa. Temos que capacitar, ensiná-los a ter visão global, a tomar decisões baseado em indicadores, e ainda terem histórico dos números de sua empresa rural. Eles precisam ser melhores do que a gente. Entendo que a capacitação e a rapidez em adaptar as mudanças, são diferenciais importantes para o futuro das organizações”, destaca Zanatta.

Presidente Zanatta  defendeu essa tese ao participar em Campinas/SP, do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA). O evento reuniu lideranças, especialistas, estudiosos, pesquisadores e representantes de cooperativas do agronegócio para discutir as principais demandas do setor. Vanir foi um dos debatedores no segundo dia do evento, juntamente com Claudio Post, presidente da Auriverde, Simão Pedro, superintendente Expocaccer; José Antônio de Souza Rossato, vice-presidente Coplana e Urias Piovan Costa, diretor de Unidade de Negócios da UPL.

O painel abordou os desafios das cooperativas, sua continuidade nos negócios, governança e agenda ESG. Outro ponto debatido entre os convidados foi agenda ESG, que expressa os três pilares da sustentabilidade (meio ambiente, social e governança). A agenda vem ganhando cada vez mais força diante dos seus conceitos e práticas, que possibilitam avaliar o cumprimento de preceitos sustentáveis no dia a dia. Essa agenda positiva também deve estar no planejamento estratégico das cooperativas nos próximos anos, ser destinado orçamentos, estabelecendo compromissos de curto, médio e longo prazo para cada um dos seus pilares, levando em conta o mercado de atuação e o perfil dos cooperados e clientes, para assim estabelecer de forma concreta o caminho que será percorrido para atingir o resultado esperado.

Vanir destacou que as cooperativas já nascem fazendo o ESG, se cumprirem os sete princípios do cooperativismo. As cooperativas precisam divulgar mais as coisas boas que fazem na sua comunidade, colocar no balanço social. Porém é preciso haver equilíbrio entre os setores econômico e social. ESG tem que estar na cultura organizacional.

Outro assunto debatido foi sobre a governança dentro das cooperativas, onde foram discutidos vários pontos e interesses da coletividade sobre o tema. Presidente Vanir destacou a importância do cooperado estar próximo, engajado com sua cooperativa. Ele precisa continuar elegendo sua liderança, e seus conselheiros, ter interesse por ela.

Para o presidente da Cooperauriverde, Claudio Post, o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, ENCA, o evento foi a oportunidade de assistir painéis e palestras com renomados especialistas em fóruns com temas atuais muito importantes, alguns deles sendo abordados por alguns de seus dirigentes.  Entre os temas que fizeram parte desta edição, destacaram-se: o futuro das cooperativas, commodities, intercooperação, Agro 2030, relacionamento com o sócio, transformação digital, e-commerce e marketplace.

Post lembra que o cooperativismo é fundamental para o agronegócio brasileiro. Graças às cooperativas agropecuárias, o país tem dado saltos de produtividade e conquistado resultados cada vez melhores dentro e fora do campo. Os últimos anos têm sido desafiadores, mas os produtores rurais, aliados às cooperativas, têm dado um show de competência. E nesse sentido é necessário dar importância ao cooperativismo agropecuário, divulgar os seus valores e benefícios e promover um debate esclarecedor e de percepções futuras, aspectos bem valorizados no ENCA 2022.

Estiveram presentes representantes das principais cooperativas agropecuárias do país reunidos para discutir os desafios do setor agropecuário brasileiro.

Entre os painelistas do ENCA, Santa Catarina ficou muito bem representada com alguns dirigentes e com destaque para o presidente da Cooperativa Auriverde, Claudio Post, painelista “O Futuro das Cooperativas”, com os temas: Governança Corporativa (Preparação de jovens lideranças na continuidade da organização), Agenda ESG, Como as cooperativas irão potencializar essa agenda?, Crescimento com Fidelização, Como promover o crescimento das cooperativas com a preservação do relacionamento junto aos cooperados? e Governança Corporativa (Profissionalização) Onde o cooperado se encaixa na estrutura organizacional no futuro? Como promover geração de valor da cooperativa e proporcionar longevidade nos negócios? Claudio Post  repassou toda sua experiência frente à Auriverde, numa história de superação e excelentes resultados.

Fonte: Fecoagro/SC.