Porto de São Francisco do Sul baixa normas para priorizar descarga de fertilizantes

Publicado em: 31/03/2022

Foto: Gustavo Camargo/Porto de São Francisco do Sul. 

A Administração do Porto de São Francisco do Sul, publicou Resolução de n° 29, de 29 de março de 2022, alterando o sistema de atracação de fertilizantes naquele Porto. A Resolução segue as orientações do Ministério da Infraestrutura, que determinou que sejam priorizadas a atracações de navios com fertilizantes, a fim de assegurar o abastecimento do produto no país.

A preferência de atracação será exercida a partir de 14 dias da data inicial de espera do navio para atracação. Isso quer dizer que a incidência de demurrage (custo de estadia) por atracação pode ocorrer em no máximo 14 dias, se os berços estiverem ocupados com outras cargas, e assim reduzir os custos para os importadores e agilizando as descargas e, consequentemente, as entregas dos fertilizantes no campo.

A Resolução ainda estabelece que para ter preferência de atracação o importador terá que garantir a capacidade de recepção e armazenagem dentro da prancha do Porto, isto é, atracando tem que descarregar o mínimo previsto na capacidade do terminal.  Essa Resolução da Administração do Porto, embora tenha sido adotada por determinação federal, vem ao encontro do que os importadores de fertilizantes estavam reivindicando para priorizar os navios com o produto, para não onerar ainda mais os custos com demurrage, e correr risco de desabastecimento de fertilizantes na hora oportuna.

A expectativa do setor era que a preferência fosse a partir da chegada dos navios na área de fundeio na barra, mas a Resolução determinou que será após 14 dias da chegada. Isso já contribui para minimizar os custos com demurrage, que no ano passado onerou significativamente o produto, e nesse início de ano o problema vinha se repetindo. Para ter direito de atracação dentro desta Resolução os operadores Portuários deverão solicitar formalmente à Autoridade Portuária a atracação dos navios de fertilizantes.

Fonte: Fecoagro/SC