Portarias do Ministério da Agricultura define Zoneamento Agrícola para plantio verão 2021/22

Publicado em: 15/06/2021

O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União as portarias  159 175, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2021/2022, para o cultivo do milho de 1ª safra. São contemplados os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos. Segundo a pasta, o modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).

“Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Além disso, muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas”, disse a Agricultura.

Fonte: imprensa@agricultura.gov.br / Foto: divulgação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento