Por que o arroz parboilizado é melhor que o branco?

Publicado em: 05/01/2022

O arroz é um dos cereais mais populares. Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostra que o ingrediente aparece em terceiro lugar na lista dos alimentos mais consumidos do mundo, com uma média anual e 54 kg por pessoa. No Brasil, é um queridinho na dieta da população e forma a dupla perfeita com feijão. Por aqui, é preferencialmente consumido na forma de grãos brancos polidos, o famoso arroz branco, que apresenta pouca quantidade de fibra em sua composição.

Por isso, uma alternativa mais nutritiva é o arroz parboilizado: mas, afinal, qual a diferença entre eles? O programa Band Receitas conversou com a nutricionista Thais Lopes Mouca Caldeira para entender mais sobre esse grão. De acordo com ela, o consumo de arroz parboilizado tem crescido nos últimos anos.

Entre as opções, o integral é o mais nutritivo, já que 90% do farelo permanece no ingrediente, mas o tipo de processamento do parboilizado ajuda a preservar minerais e fibras quando comparado ao arroz branco. O arroz parboilizado é um tipo do alimento pré-cozido. Mas como assim? Para parboilizar o arroz são feitos alguns processos. O primeiro deles é o hidrotérmico, onde os grãos aumentam sua umidade, o que causa a gelatinização.

Em seguida, é feita a secagem para garantir que o grão não se deteriore rapidamente. “Isso garante que ele absorva os nutrientes da casca do arroz, fazendo com que ele se torne mais nutritivo”, explica a nutricionista. Com isso, as principais vantagens do arroz parboilizado em relação ao branco polido são redução da quantidade de grãos quebrados, o que diminui perdas durante a produção, além dos fatores nutricionais que são de extrema importância, como o aumento de minerais, vitaminas e substâncias com ação semelhante à das fibras, denominadas de amido resistente, que atua na manutenção da glicemia.

Fonte: Band Receitas (adaptação)