OCESC atua como Sindicato Patronal das cooperativas catarinenses

Publicado em: 30/10/2019

Auxílio em orientações jurídicas e mediação nas negociações de acordos e convenções coletivas de trabalho, nas quais são definidas normas e regras que regulam a relação entre empregados e empregadores: essas são as principais funções da OCESC (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina). A organização atua como Sindicato Patronal, defendendo os interesses das cooperativas catarinenses, desde 1999.

Para o presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, a função da OCESC como Sindicato Patronal é fundamental para representação das cooperativas diante dos sindicatos laborais e para garantir acordos justos que atendem aos anseios de empregadores e empregados. “O nosso modelo de negócio é diferente dos demais e necessita de um sindicato que entenda suas singularidades. A OCESC tornou-se Sindicato Patronal justamente por compreender profundamente o cooperativismo e por, na sua posição de organização, já atuar politicamente em prol das cooperativas. Foi uma adição natural às suas funções e de extrema importância para garantir que o cooperativismo catarinense continue crescendo e tendo bons resultados”, enfatiza Suzin.

Além da mediação de acordos e convenções, a OCESC oferece diariamente assessoria jurídica para sanar dúvidas de cooperativas relacionadas ao assunto sindical. O constante diálogo com as cooperativas de diferentes ramos e com os sindicatos laborais torna a OCESC importante para a regulação das relações entre empregadores e empregados.

História

A organização recebeu oficialmente o registro sindical em 25 de fevereiro de 1999, por meio de declaração do Ministério do Trabalho. Entretanto, o pedido do registro foi feito cinco anos antes, em 1994, quando a OCESC e outras organizações estaduais observaram a necessidade de exercer a representação sindical das cooperativas.

Com o crescente número de registros sindicais pelas organizações, criou-se, em 2005, a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP), órgão máximo de representação dos Sindicatos Patronais do cooperativismo. A Confederação defende os interesses dos empregadores junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário, contribuindo nas decisões e na formulação de diretrizes de políticas econômicas, por exemplo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC