Novo presidente do Porto de São Francisco do Sul visita Fecoagro em Florianópolis

Publicado em: 14/06/2022

O novo presidente do Porto de São Francisco do Sul, Vladimir Arthur Fey, e o diretor  de Operações e Logística, Reinaldo Antonio Ferreira de Lima, visitaram a  sede da Fecoagro em Florianópolis.  A visita foi articulada pelo ex-presidente da SCPar, Ricardo Moritz, holding que abriga os Portos de SC, e que deixou a presidência da empresa para concorrer a uma vaga à Câmara Federal.

Na Fecoagro foram recebidos pelo diretor executivo Ivan Ramos e pela gerente da Indústria de Fertilizantes, Elisete Squena. Foi uma visita de cortesia, para manifestar a intenção do novo presidente de manter diálogo com a Fecoagro, e  encaminhar discussões sobre  planejamento operacional no Porto. A Fecoagro manifestou preocupação com os custos que está tendo com a demurrage dos navios, pelo atraso do atracamento no Porto. Ressaltou  que  quer evitar  que o fato não ocorra como no ano passado, quando no auge da safra, os fertilizantes não estavam sendo descarregados devido o congestionamento no Porto, ocasionando altos custos de estadias dos navios e risco de não entrega dos adubos da época certa.

O novo presidente disse que neste ano não deve se repetir por dois motivos principais: o primeiro, que a Autoridade Portuária já publicou nova normativa, onde acatando a decisão do governo federal, as descargas de fertilizantes têm  prioridade,  e que a demurrage que eventualmente ocorrerem, não deverão ser superiores a 14 dias. De outra parte o Porto está com novos equipamentos para agilizar as descargas, reduzir o tempo dos navios no cais.

A nova norma também define novos prazos da prancha de descarga, isto é, reduzido o tempo  de os navios ficarem atracados, e isso contribuirá na operação portuária. Os administradores do Porto, entretanto, enfatizaram que para dar mais produtividade no novo sistema, há necessidade que os operadores portuários e os importadores também agilizem seu processo de transportes e armazenagem, porque se não acompanharem,  a velocidade de descarga dos navios, vai resolver pouco agilizar numa ponta e não acontecer o mesmo nos demais processos.

Em julho, após a inauguração dos novos sistemas de descarga e escoamento no Porto, deverá também começar a funcionar a nova prancha, que vai agilizar o tempo dos navios no cais, tanto para fertilizantes, como para os demais produtos importados,  disse o novo presidente Vladimir Arthur Fey.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fecoagro/SC.