Novo polo do Senar/SC abre em Santa Cecília com o curso Técnico em Florestas

Publicado em: 26/03/2024

O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Santa Cecília abriram um novo polo dos cursos técnicos da rede e-Tec Brasil, em Santa Catarina. O primeiro curso é o Técnico em Florestas e a aula inaugural ocorreu no último fim de semana.

O presidente do Sindicato Rural de Santa Cecília, Thiago Balem, assinalou que a vinda do curso Técnico em Florestas para o recém-inaugurado polo da rede e-Tec de Santa Cecília é motivo de muito orgulho e felicidade para o Sindicato Rural. “Nossa cidade possui a maior área de reflorestamento industrial do Brasil e a presença de uma instituição de ensino como o Senar/SC, com alta qualidade e totalmente gratuita só enobrece o trabalho que desenvolvemos até aqui. Essa é mais uma das novas conquistas e mudanças que estamos propondo nesse Sindicato. Agradeço a toda equipe do Sistema Faesc/Senar pela confiança e por sempre nos proporem novos desafios”.

Também estiveram presentes a supervisora Stephanye Fanton, o vice-presidente Adriano Drissen e a secretária do Polo educacional de Santa Cecília, Cristina Kodrek.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou que a formação técnica tem sido um importante fator de qualificação profissional na agropecuária, o que é essencial para o aumento da produtividade e da competitividade do setor. “Estamos satisfeitos por oferecermos esse curso em Santa Cecília, oportunizando capacitar profissionais para atuar na gestão sustentável dos recursos florestais da região”.

TÉCNICO EM FLORESTAS 

O curso Técnico em Florestas oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para participar do planejamento, bem como executar e controlar os processos de produção florestal. A iniciativa considera as legislações técnica, de segurança do trabalho, de meio ambiente, além da responsabilidade social e os aspectos econômicos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de povoamentos florestais cultivados, visando a produção para fins comerciais, considerando a diligência e preservação de florestas nativas. A formação tem carga horária de 1.200 horas e tem duração de dois anos.

FORMAÇÃO TÉCNICA 

Neste ano, Santa Catarina iniciou cinco novas turmas dos cursos técnicos no estado: Técnico em Agronegócio nos polos de Araranguá e Canoinhas; Zootecnia em Seara; Fruticultura no polo de São Joaquim e Florestas no polo de Santa Cecília. Gratuitas e semipresenciais, as formações têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário. 

Fonte: MB Comunicação