Novo governo do Estado manteve parcerias com as cooperativas em 2019

Publicado em: 29/12/2019

As mudanças no governo do Estado de SC ocorridas em 2019, não alterou as parcerias existentes entre a Secretaria da Agricultura e as cooperativas, através da Fecoagro.

O programa Terra Boa, o troca-troca de sementes de milho e de calcário que tem como objetivo ampliar a produtividade de milho no Estado e reduzir a dependência de importação de outros Estados e de outros países continuou, e praticamente distribuiu os mesmos volumes do ano anterior.

O programa do kit de forrageiras que tem como objetivo incentivar os produtores de leite a ampliarem o uso e tecnologia na pastagem, visando mostrar que com tecnologia poderá obter pastagem melhor e ampliar a produção de leite, também continuou em 2019.

Ainda em 2019, se manteve o programa de apoio à apicultura, que subsidia insumos, equipamento e abelhas rainhas para a produção de mel, também continuou.

Para 2020, a manifestação do secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa é continuar as parcerias. Ainda não estão definidos quais os volumes de recursos que serão destinados aos programas e, segundo o secretário, no início de janeiro deverá haver a manifestação oficial da Secretaria da Fazenda, para então dar início aos documentos e normas para os programas Terra Boa 2020.

A intenção é lançá-lo novamente na abertura o Itaipu Rural Show em Pinhalzinho, programado para dia 29 de janeiro próximo.

O secretário Ricardo de Gouvêa também falou no programa Agronegócio Hoje sobre 2019, e as expectativas para 2020, na sua pasta:

“Eu gostaria de desejar a todos os produtores das cadeias produtivas, produtores agrícolas, pescadores, agricultores, um excelente ano para 2020 e que consigamos superar os nossos obstáculos. Já tivemos um ano um pouco melhor e para o ano que vem teremos um ano bem melhor, mercados melhores. Vamos ver se conseguimos melhorar bem a rentabilidade do homem no campo com toda essa política que estamos procurando trabalhar junto com o governador Carlos Moisés e fazendo um ano de sucesso para todo mundo. Que Deus ilumine a todos”!

Fonte: Fecoagro