Mulheres Cooperativistas Cooperitaipu 2022 tem nova turma

Publicado em: 25/03/2022

Aconteceu no auditório do Itaipu Rural Show, a abertura da edição 2022 do programa Mulheres Cooperativistas. Promoção é da Cooperitaipu através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

A intenção do programa Mulheres Cooperativistas é incentivar o fortalecimento da cooperativa e do cooperativismo, estimulando atitudes, habilidades e competências necessárias para a melhor atuação feminina no quadro social cooperativista. Além das apostilas, cada mulher recebeu um estojo, mochila e garrafa de água de metal personalizadas.

O programa está fundamentado em quatro eixos temáticos principais: cooperativismo, liderança cooperativista, protagonismo feminino e organização do quadro social. A Cooperitaipu já formou 150 mulheres associadas, esposas e filhas de associados, que hoje formam o Núcleo Feminino da cooperativa.

Um dos fatores determinantes para o sucesso do programa é o apoio e o comprometimento da diretoria da cooperativa. Para o presidente Arno Pandolfo, esse novo grupo de mulheres contribuirá muito para construção de uma cooperativa mais forte. “Após dois anos de pandemia e sem encontros presenciais, estar recepcionando hoje nossas Mulheres Cooperativistas é uma alegria muito grande”, destacou Pandolfo.

Além de todos os coordenadores de filiais, gerentes e presidência, as mulheres foram recebidas pelas formandas Juliana Sehnem Pappis e Clarice Schwendler, que serão também monitoras da atual formação.

Segundo Juliana “o exemplo de sair da zona de conforto que essas mulheres estão dando é uma influência super positiva para toda família, principalmente aos filhos, mostrando que assumir novos compromissos e desafios é determinante para evolução”.

Já Clarice comentou que gostou muito de fazer o curso e pediu que todas se empenhem ao máximo, aproveitem os conteúdos e as dinâmicas. “Desejo um ótimo curso a todas e, que todas que iniciaram possam estar também na formatara ao final”, desejou ela.

Aula inaugural e sensibilização ficou a cargo do professor Ainor Lotério, que fez uma explicação geral do que é ser cooperativista e o quanto as mulheres podem contribuir para o engrandecimento do sistema. Com uma linguagem acessível, música e dinâmicas Ainor motivou e trabalhou conceitos cooperativistas importantes de serem entendidos já no início do curso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperitaipu