Morte de Mario Lanznaster continua repercutindo em todo o país

Publicado em: 21/10/2020

Continua repercutindo em todas as regiões do país, a morte do líder cooperativista Mario Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Diversas entidades do agronegócio, e do setor industrial tem publicado notas de pesar dirigidas à família Lanznaster; à Aurora e ao cooperativismo catarinense.

Dentro do estado e fora de SC, reportagens extensas são publicadas na mídia, enfocando a trajetória de Mario Lanznaster, destacando seu papel em prol do cooperativismo e do agronegócio.

O programa Balanço Geral da Record TV do estado do Amapá, no norte do país, apresentou reportagem especial, sobre o falecimento de Mario Lanznaster, e destacou a importância do cooperativismo para os pequenos agricultores.

Diversas lideranças deram depoimentos na reportagem de mais de 5 minutos. Falaram o prefeito de Chapecó Luciano Buligon, o ex-deputado Valdir Colatto, o vice-presidente da Aurora Neivor Canton, o presidente da Ocesc Luiz Vicente Suzin, o presidente da Cooperalfa Romeu Bet e os filhos Márcia, Juliana, Fabiano e Fernando de Mario Lanznaster.

Veja a parte da reportagem, com o comentário do apresentador do Balanço Geral da Record TV do Amapá , Luiz Eduardo, sobre o cooperativismo.

“Porque que nós trazemos essa reportagem hoje aqui no balanço geral, porque a marca Aurora é muito mais do que uma marca de frango ou uma marca da linguiça toscana que a gente compra, ou daquela costelinha suína que a gente faz num churrasco. A Aurora está presente no Amapá há 30 anos,  imagine você que de Chapecó para todo o Brasil são 100 mil famílias construindo o cooperativismo. E, me desculpem os especialistas mas na minha opinião a melhor forma de distribuição de renda é o cooperativismo. Seu Mario era um visionário, nunca deixou de trabalhar,  mesmo doente ele não abandonava a função de Presidente e incentivador de pessoas e profissionais. Para você ter uma ideia, estando doente trabalhou até o dia 11. Mario Lanznaster fez uma grande transformação, não só no cooperativismo do agronegócio catarinense mas na palavra cooperativismo em todo o Brasil. Imagine você que vender a sua produção para um grande centro sozinho não é possível, a concorrência é grande, mas quando se coopera tudo fica muito mais fácil, e a Aurora Alimentos, a maior empresa cooperativa de nutrientes do Brasil dá uma aula de como fazer,  graças à persistência de Mario Lanznaster e graças ao legado que ele deixa agora para aqueles que o sucederão. Aqui no Amapá a parceria da Aurora com o povo do Amapá se dá por meio da Nutriama que distribui os produtos Aurora, não só o frango Aurora mas tantos produtos que nós levamos para nossa casa todos os dias. Naquele frango do dia a dia ou naquele churrasco de fim de semana sempre tem produto Aurora, e de onde vem esse produto? Vem lá da cooperativa, vem lá daqueles pequenos criadores de suínos, por exemplo, vem daquelas pequenas granjas no interior de Santa Catarina e isso acabou transformando todo o Brasil e acabou levando para todo mundo a experiência de que se unirmos as mãos se unirmos forças e dermos as mãos a gente consegue sim comprar os nossos insumos com preços mais baixos e vender o nosso produto com competitividade. Mário Lanznaster deixa uma vida de legado de empreendedorismo e entra agora para a história como um homem visionário que dedicou a vida a ajudar famílias e ajudarar o Brasil a se desenvolver. O agronegócio brasileiro está de luto,  a indústria alimentícia do Brasil está de luto, mas todos seguirão juntos, olhando para o mesmo horizonte que Mario Lanznaster olhava que era o futuro do Agronegócio brasileiro.”

Fonte: Fecoagro