Ministro Maggi projeta crescimento de 27% na produção de carnes até 2028

Publicado em: 26/07/2018

O ministro da Agricultura Blairo Maggi afirmou que a produção de carnes do Brasil deve crescer em torno de 27% nos próximos dez anos. O ministro apontou que as carnes (bovina, suína e de frango) devem passar de 27 milhões t para 34 milhões t, em alta de 27%.

No mesmo período de tempo, de acordo com Maggi, o Brasil vai produzir 70 milhões de toneladas de grãos a mais, saltando de 232 milhões de toneladas para uma safra de 302 milhões t em 2027/2028, puxadas principalmente pela soja (156 milhões t) e milho (113 milhões t), o que representa incremento de 30%.

“O uso crescente de tecnologia, como plantio direto na palha, de sementes certificadas e novos métodos de cultivo, têm sido responsável pelo aumento da produção agrícola (30%) e corresponde ao dobro da variação de área de grãos (+14,5%)”, explicou o ministro, ao comentar a projeção agropecuária para a safra 2027/2028.

Maggi destacou ainda o fato de que a área usada para a agricultura não vai aumentar nem 15%. A pecuária também tem introduzido novas tecnologias em escala crescente. O uso de raças melhoradas, de medicamentos, controle de cruzamentos, boas práticas de manejo, entre outras técnicas e procedimentos, têm contribuído para o desempenho e a melhoria da produção.

Os números integram o estudo da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Fonte: Redação AI/SI