Mais de 200 expositores participaram de evento internacional de negócios em Florianópolis

Publicado em: 05/04/2024

Com mais de 200 expositores e representação de mais de 40 países, a terceira edição da FIN Brasil 2024 (Feira Internacional de Negócios) ocorreu na quarta e quinta-feira, no CentroSul, em Florianópolis. O evento contou com palestras, mentorias e rodadas de negócios internacionais, projetando movimentar mais de R$ 100 milhões em empreendimentos na região. Segundo Jatyr Ranzolin, CEO do evento, a FIN Brasil está no calendário global como uma das principais feiras de negócios, tendo sido originada em Portugal. Ele enfatizou que é uma oportunidade única para estabelecer conexões, explorar novos mercados e impulsionar o crescimento econômico, especialmente em Santa Catarina, promovendo assim a internacionalização desse estado tão promissor. 

Durante o evento, a vice-governadora Marilisa Boehm destacou que Santa Catarina “está de portas abertas” e ressaltou a importância do intercâmbio internacional e da ampliação do conhecimento mútuo para facilitar a criação de novas oportunidades. 

No primeiro dia da feira, o prefeito Topázio Neto enfatizou o ecossistema de inovação de Florianópolis, destacando que é a capital mais segura do país, a que mais cresceu em população nos últimos 12 anos e possui uma qualidade de vida que atrai novos profissionais. 

O cooperativismo catarinense também teve participação no evento. A Fecoagro, em parceria com o Sescoop, manteve um estande com exposição dos produtos das cooperativas interessadas, além de demonstrar seus fertilizantes diferenciados e abrir espaço para que outras cooperativas realizassem contatos comerciais com os participantes. O Sicoob SC-RS também manteve um estande, e o presidente da Central, Rui Schneider da Silva, proferiu uma palestra sobre a importância das cooperativas de crédito no mercado financeiro brasileiro. A Cooperja de Jacinto Machado demonstrou seus produtos e disponibilizou profissionais para divulgação, enquanto a Aurora encaminhou um profissional de vendas para manter contatos com os participantes. O gerente da Central de Negócios da Fecoagro de Palmitos esteve presente para prospectar possibilidades de negócios de importação para as cooperativas. Além disso, representantes comerciais da Cooperitaipu, Cooper A1 e Cooperauriverde também participaram da FIN. 

O presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, proferiu uma palestra sobre o agronegócio catarinense e a intercooperação, abordando os números da agropecuária e a participação das cooperativas agropecuárias no sistema produtivo e de exportação de SC. A FIN Brasil 2024 foi promovida pela Câmara de Comércio Brasil – Portugal/SC, Associação dos Jovens Empresários Portugal/China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras, contando com coorganização do SEBRAE/SC e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo do Estado de Santa Catarina. 

Fonte: Fecoagro