Live do Canal Rural debate cereais de inverno

Publicado em: 30/03/2022

O Canal Rural, volta a debater a produção de cereais inverno. Será nesta quinta-feira, dia 31, às 8h15, em live que contará com a participação do diretor executivo do Sindicarne, Jorge Lima e da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. Eles vão discutir as duas pontas do projeto.

A presidente da Epagri deve abordar o que a pesquisa de SC vem fazendo para oferecer sementes adequadas de cereais de inverno, para produção de ração. Já o diretor do Sindicarne deve falar sobre a disposição das agroindústrias de utilizar os cereais de inverno em suas fábricas de ração, para reduzir a dependência de milho, grão importante para a produção de ração já que o Estado de SC é dependente pois precisa importar anualmente mais de 7 milhões de toneladas para suprir a demanda das agroindústrias e dos criadores de suínos e aves.

No Programa de Incentivo de Cereais de Inverno criado pela secretaria da Agricultura e que prevê subsídios de R$ 300,00 por hectare para os agricultores que plantarem até 10 hectares de trigo ou triticale, está avançando, mas sofre por falta de semente adequada para a produção e ração e não apenas para farinha. Nesse ano, a secretaria vai destinar R$ 10 milhões para subsidiar a cultura. O grande questionamento tem sido falta de semente com produtividade que seja rentável plantar para essa finalidade.

Como estão as pesquisas nesse rumo? O que a Epagri e a Embrapa vêm fazendo para resolver esse problema? O que está sendo feito para estimular os cereais de inverno para silagem a fim de abrir áreas de milho no verão? Hoje mais 40 % do plantio de milho em SC vai pra silagem tomando área do grão. Tudo deve ser debatido nessa live de quinta-feira, às 20h15. Acesso a live pelo Facebook do Canal Rural.

Fonte: Canal Rural