Governo de SC prorroga validade de drecreto de isolamento social

Publicado em: 14/04/2020

O Governo de Santa Catarina prorrogou a quarentena adotada para minimizar o contágio do novo coronavírus. Um novo decreto, publicado no domingo, dia 12, trouxe a relação de atividades que permanecem suspensas ou autorizadas no estado. O governador Carlos Moisés antecipou que continuarão proibidas até 30 de abril a abertura de centros comerciais, shoppings e galerias, assim como o transporte coletivo e a permanência de pessoas em restaurantes, bares, cafés e lanchonetes. Já os eventos, reuniões de qualquer natureza, como aulas presenciais, cursos, missas e cultos, eventos do calendário esportivo, permanência de pessoas em espaços públicos, atividades como cinema, teatro, shows, casas noturnas e similares tiveram a proibição estendida até o dia 31 de maio.

“Essas medidas restritivas estão sendo mantidas porque são atividades de alta possibilidade de contágio”, afirmou o governador Carlos Moisés. De acordo com ele, todas as decisões são baseadas no acompanhamento diário de dados como número de casos, mortes e a projeção para os dias seguintes. “Estamos em guerra contra um inimigo poderoso e invisível. É papel do Estado coordenar para que os danos sejam os menores possíveis, mas também contamos com o cidadão para se prevenir e fiscalizar, porque todos nós seremos atingidos de alguma forma por este vírus”, expôs o governador.

Já em Florianópolis o prefeito Jean Loureiro  anunciou mais medidas restritivas para o município,  após o governador do Estado Carlos Moisés  liberar o comércio de rua.

Os hotéis, empresas de aluguel de veículos – que estavam funcionando – terão que fechar, novamente, pelo prazo de mais sete dias. Segundo o prefeito, a medida serve para evitar que a cidade se torne um atrativo para que turistas estejam circulando pela cidade. O serviço público, em Florianópolis, estará funcionando apenas os serviços essenciais. Segundo Loureiro, a iniciativa é para evitar que milhares de funcionários públicos estejam circulando e mantendo contato com outras pessoas. No entanto, lembrou que isso não significa que os serviços públicos não estão funcionando. Os comércios que seguirão funcionando como, por exemplo, materiais de construção, mercado, casas lotéricas terão que seguir recomendações. Entre elas, está permitido um funcionário a cada 4m² e um funcionário liberado para atendimento individual. Uma  barreira sanitária foi instalada no município. A ideia é que realização de testes para quem desembarca no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Fonte: Secom/Fecoagro