Fórum Mais Milho volta a discutir abastecimento de grãos para ração em SC

Publicado em: 10/03/2021

O problema de abastecimento de grãos para produção de ração em SC voltará e ser discutido no próximo dia 16, em mais uma edição do Fórum Mais Milho, evento que em SC acontece pelo quinto ano consecutivo, e nesta edição será virtual, devido à pandemia do Coronavírus.

Quem promove o evento é o Canal Rural com apoio das entidades do agronegócio de SC. Nesta edição voltará à discussão dois temas que são recorrentes: Rota do Milho, que pretende trazer milho do Paraguai através da Argentina para entrar em SC por Dionísio Cerqueira, reduzindo significativamente a distância e o custos do frete; e o Incentivo ao Cultivo de Grãos de Inverno para produção de ração.

Para este ano, entra um novo tema no Fórum: o Controle Sanitário das Lavouras de Milho. Nesta safra tivemos incidência da cigarrinha em muitas lavouras de milho, afetando a produção, e há que se estudar uma forma de se precaver dessa praga.

O estado de SC é dependente de milho de outras regiões para abastecer as fabricas de ração no estado. Produzimos nem a metade do que consumimos e precisamos buscar alternativas mais competitivas para produzir ração e abastecer nossas agroindústrias. Ainda não encontramos saídas para reduzir a nossa dependência de grãos para a ração, apesar dos programas mantidos pelo Governo de Estado para aumentar a produtividade por área, como é o caso do Terra Boa, ou o Troca-Troca. O Fórum pretende mais uma vez debater o assunto. O Fórum será virtual, contando com diversos palestrantes sobre esses três temas, ou seja: Rota do Milho; Incentivo ao Cultivo de Grãos de Inverno e Controle Sanitário das Lavouras de Milho.

Os palestrantes escolhidos são: para o painel “Incentivo ao Cultivo de Grãos de Inverno”, o agrônomo Ricardo Miotto, secretário adjunto de Agricultura; Osvaldo Vasconcelos Vieira, chefe da Embrapa Trigo de Passo Fundo; Dirceu Talamini, da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia; Arene Trevisan, diretor executivo da Seara e Sidney Kavalco, pesquisador da Epagri em cereais de inverno.  Para o Painel “Rota do Milho”, será palestrante Maria Tereza Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc e Ricardo de Gouvêa, ex-secretário da Agricultura de SC e ex-diretor do Sindicarne. Já no painel sobre “Controle Sanitário das Lavouras de Milho”, serão palestrantes o professor de fitopatologia da UDESC Ricardo Casa, e Leandro Ribeiro, doutor em entomologia e pesquisador da Epagri do Centro de Pesquisa da Pequena Propriedade da Epagri de Chapecó.

Os agricultores e público interessado poderão acompanhar o Fórum através do Canal Rural na TV e suas redes sociais. Também poderão participar com perguntas através das mídias sociais que serão disponibilizadas pelo Canal Rural.

O comando do Fórum será direto de SP dos estúdios do Canal Rural, com Queli Avila e Glauber Silveira. Os palestrantes, as autoridades e lideranças convidadas participarão remotamente desde seus locais de trabalho. Eles poderão interagir e se pronunciar pelo aplicativo Zoom. Foram convidados, além das lideranças do agro de SC, como Faesc, Ocesc, Fecoagro, Sindicarne, Acav e Secretaria da Agricultura, também deputados, secretários de Estado ligados aos temas, e também foram convidados o governador Carlos Moisés e a vice-governadora Daniela Reinehr.

Será dia 16 de março, próxima terça-feira, a partir das 14 horas e o Canal Rural vai transmitir ao vivo todo evento, das 14 às 17 horas. A TV COOP vai formar rede com o Canal Rural para também transmitir o evento na íntegra. Para sintonizar a TV COOP nos computadores ou nos celulares, será através do site da Fecoagro. www.fecoagro.coop.br

Fonte: Fecoagro