Fórum do Milho desta semana em Mafra vai abrigar o lançamento do Programa de Incentivo ao Plantio de Grãos de Inverno

Publicado em: 11/02/2020

Será nesta semana, mais precisamente na próxima quinta-feira, dia 13, em Mafra, a 5ª edição do Fórum Mais Milho de SC, que passa a ser a 4ª edição em nível nacional. A organização do evento é do Canal Rural, e conta com o patrocínio da Secretaria da Agricultura, Faesc, Ocesc, Sindicarne, Acav e Fecoagro em SC.

O Fórum Mais Milho que vai ser transmitido ao vivo pelo Canal Rural a partir das 13h30, terá na sua abertura o lançamento do Programa de Incentivo ao Plantio de Grãos de Inverno, iniciativa da Secretaria da Agricultura que lidera um pool de outras nove entidades do agronegócio, do cooperativismo e da área técnica agropecuária que objetiva estimular o plantio de trigo, triticale e cevada no Estado, para aproveitamento das áreas de inverno para produção de grãos para ração.

Na oportunidade será firmado um protocolo das entidades, onde cada uma se compromete com uma parte do Programa, com a finalidade de motivar os agricultores a plantar grãos de inverno. Prevê incentivos do Governo do Estado, participação das cooperativas com fornecimento do pacote tecnológico para pagamento na safra, estímulo da Faesc e da Fetaesc, e compromisso das agroindústrias através do Sindicarne e da Acav em adquirir os grãos desde que a atenda as condições do mercado e a qualidade nutricional da ração.

Fazem parte deste projeto, além da Secretaria da Agricultura, a Epagri, a Embrapa, a Faesc, a Fetaesc, a Ocesc, a Fecoagro, o Sindicarne e a Acav.

O Fórum começará às 13h30 no auditório do Sicoob Credinorte de Mafra.

No primeiro painel o tema será Tecnológico: incentivos às culturas de inverno. Será coordenador do painel o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, engenheiro agrônomo Ricardo Miotto, tendo como debatedores o presidente da Coocam e vice da Fecoagro, João Carlos Di Domenico, produtor de trigo; a gerente Corporativa de Agropecuária e Nutrição Animal da Seara Sandra Bonapestti e o pesquisador da Embrapa Trigo, de Passo Fundo, Eduardo Caierão.

Já o segundo painel, que tratará da Rota do Milho, terá a participação do secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa; do deputado estadual Marcos Vieira, um dos defensores da Rota do Milho, e de Claudio Post, presidente da Fecoagro, potencial usuário da Rota, através da importação de milho do Paraguai, para a cooperativa Auriverde.

O Fórum contará com a participação de agricultores e lideranças da região e será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, onde remotamente os interessados poderão formular perguntas através do WhatsApp. Em Mafra conta com o apoio do Sindicato Rural e do Sicoob Credinorte A apresentação do Fórum mais Milho de Mafra será da jornalista Kellen Severo e de Clauber Silveira.

A TV COOP vai formar rede com o Canal Rural para retransmitir também ao vivo todo o encontro.  Para participar in loco os interessados devem fazer inscrição gratuita pelo site do Canal Rural para garantir suas vagas no auditório.

Fonte: Fecoagro