Florianópolis poderá ter sua Frente Parlamentar Municipal

Publicado em: 03/03/2020

Nos próximos dias a Câmara municipal de Florianópolis poderá criar a sua Frente Parlamentar Cooperativista do Município. As tratativas estão sendo feitas pelo vereador Domingos Zancanaro que assumiu recentemente na Câmara.

Ele já manteve contatos com diversos vereadores de partidos diferentes e disse que encontrou boa ressonância. Na semana passada Zancanaro esteve reunido com executivos da OCESC e da FECOAGRO para pedir apoio na estruturação dessa Frente. Enfatizou que esse era um compromisso que assumiu na campanha eleitoral que só agora poderá implementar, pois embora tenha sido o 17º mais votado entre os 23 vereadores eleitos, ficou de primeiro suplente devido às coligações partidárias.

Zancanaro é engenheiro agrônomo, originário da região oeste e sempre esteve ligado ao sistema cooperativo. É associado a duas cooperativas em Florianópolis e entende que por ser a capital precisa ter sua Frente Parlamentar Cooperativista porque além de ser a caixa de ressonância política no estado sedia diversas entidades cooperativas de atuação estadual que possuem diversos ramos e abriga sistemas de cooperativas de crédito atuantes como: SICOOB, SICREDI, UNICREDI e AILOS são cooperativas que vêm crescendo rapidamente no atendimento à população.

O vereador lembra que SC já é modelo em cooperativismo sendo destaque nacional e que a capital do estado não pode ignorar isso. Certamente existem muitas reivindicações das cooperativas sediadas na capital que podem ser tratadas pela Câmara e é isso que pretendemos nos dispor, enfatiza Zancanaro. Ele disse que mesmo que esteja transitoriamente na Câmara, quer deixar a FRENCOOP instalada para que outros vereadores que aderirem continuem o trabalho em defesa do Cooperativismo.

Nos próximos dias o vereador deverá fazer um pronunciamento na Câmara, expondo a importância do Cooperativismo e pedindo a aprovação do requerimento que já deu entrada na Mesa para instalação da FRENCOOP e abrindo para que todos os vereadores independentemente de partido participem.

Nos legislativos brasileiros  já existe a Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa com 25 integrantes e é presidida pelo deputado Moacir Sopelsa. No Congresso Nacional que reúne mais de 280 deputados e senadores é presidida pelo deputado Ivair de Melo do PP/ES.

As Frentes Parlamentares são os principais canais de representação e negociação para o cooperativismo com os governos.  A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), nacional é um grupo formado por deputados e senadores que defendem os interesses das cooperativas no Congresso Nacional. Os parlamentares da Frencoop são responsáveis por apresentar leis favoráveis ao cooperativismo e desenvolver o diálogo com os poderes Executivo e Judiciário. Além do Congresso, há Frencoops organizadas também em diversas Assembleias Legislativas dos estados.

Sobre a nova composição da Frencoop em Brasilia, o presidente da OCB, Márcio Freitas destacou que o desejo das cooperativas é o de uma frente atuante, técnica e comprometida com as necessidades e características do setor. “Nós precisamos de um relacionamento de família, mesmo, porque as cooperativas não são sociedades de capital financeiro, mas de capital humano”, enfatiza.

O ex-ministro Roberto Rodrigues, que também já presidiu a OCB e fez parte da criação da primeira Frente Parlamentar do Cooperativismo, também afirma: “O DNA do cooperativismo é democracia e paz, por isso, a composição entre o parlamento e movimento cooperativista é a prática da democracia legítima”, disse. A Frencoop é uma das bancadas suprapartidárias mais atuantes e influentes do Congresso Nacional. Para se ter uma ideia, até o fim do ano passado, a Frente Nacional  contava com a adesão 47% dos deputados e senadores. No total, a Frencoop somava 279 integrantes, sendo 243 deputados e 36 senadores, independentemente da sua bandeira partidária ou estado de origem.

Fonte: Fecoagro