Fecoagro entrando no mês dos 48 anos de fundação

Publicado em: 03/07/2023

Estamos entrando no mês de julho, quando a Fecoagro vai completar 48 anos de fundação. Será dia 25 de julho. Nos próximos programas de rádio diários estará destacando o trabalho da Fecoagro nestes 48 anos. Estará sendo relembrado os principais aspectos da Federação, na linha do tempo. Diariamente será dedicado 2 minutos do programa Agronegócio Hoje, nas 70 emissoras da Rede de Comunicação Cooperativista, para falar da Fecoagro e colocar alguns personagens que fazem ou fizeram parte destes 48 anos da Federação. “Neste mês de julho todos os dias você acompanhará pelo rádio e pela Internet a série Fecoagro: 48 anos de história no cooperativismo catarinense” , disse o diretor executivo Ivan Ramos.

O surgimento de uma sociedade cooperativa de segundo grau segmentada, em nível estadual, para otimizar negócios conjuntos, reduzir custo e estimular a integração e a intercooperação, foi um fator marcante no cooperativismo de SC. Muitas instituições assemelhadas em outros estados tentaram e não tiveram vida longa nessa missão. Não é fácil unir desiguais em tamanho, mesmo tendo os objetivos filosóficos no mesmo rumo. O individualismo e o egoísmo não estão ausentes nem mesmo no cooperativismo. Outras centrais de cooperativas surgiram e prosperaram por estarem definidas em determinada região e com objetivos empresariais específicos.

A Fecoagro se solidificou e criou um sistema de integração que estimula a necessidade da união na atividade escolhida e hoje é referência nacional. A Fecoagro, além de ser o braço econômico de um grupo de cooperativas agropecuárias em negócios comuns, tem sido a porta-voz das reivindicações políticas e institucionais do sistema agropecuário, e a principal mobilizadora da opinião pública, interna e externamente na difusão do cooperativismo e do agronegócio catarinense. Passou por bons e maus momentos econômicos na sua trajetória, mas hoje se consolidou e é reconhecida como grande estimuladora da intercooperação em SC e no Brasil.

Fonte: Fecoagro/SC.