Fecoagro completa hoje 44 anos!

Publicado em: 25/07/2019

Foi no dia 25 de julho de 1975, que 15 cooperativas agropecuárias do estado de SC, se reuniram no auditório do Palácio do Governo, para formar a FECOAGRO – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de SC. À época, com objetivo específico de reunir volumes para exportação da inexpressiva produção de soja do estado. Na ocasião, nosso estado produzia apenas 500 mil toneladas de soja por ano.

O primeiro presidente eleito daquela assembleia de constituição foi Aury Luiz Bodanese, então presidente da Cooperalfa, de Chapecó. Teve como vice-presidente, Valdomiro Antonio Panis, de Capinzal, e como secretário Athos de Almeida Lopes, então presidente da Copercampos, de Campos Novos.

Com o passar dos tempos a Fecoagro foi incumbida de coordenar e executar diversas atividades de interesse comum das cooperativas.

Aury Bodanese foi presidente da Fecoagro por duas gestões de três anos cada. Nesse período, a convite de Bodanese, atuaram como gestores operacionais, Ivan Ramos, como diretor Administrativo e Financeiro, João Francisco de Mattos, diretor Técnico e Moises Pollak, como diretor Comercial. Com a saída de Bodanese, se desligaram também Ivan Ramos e Moises Pollak. A nova direção mudou as políticas operacionais da Fecoagro, cujos resultados não foram positivos, implicando na desativação da entidade por oito anos.

Ao reassumir a presidência Aury Bodanese trouxe de volta Ivan Ramos e deu nova direção dos negócios, e a Fecoagro voltou a operar em diversas áreas em que atua até hoje, atendendo as demandas das cooperativas filiadas.

Foram presidentes da Fecoagro nesses 44 anos os seguintes líderes cooperativistas: Aury Luiz Bodanese, Luiz Carlos Chiocca, Odacir Zonta, Erico Frederico Gebler, José Zeferino Pedrozo, Aury Luiz Bodanese novamente, Luiz Hilton Temp, Neivor Canton, Marcos Antonio Zordan e Luiz Vicente Suzin. Atualmente é presidente Claudio Post de Cunha Porã.

Em sua nova fase a partir da reestruturação da entidade a Fecoagro se solidificou nas áreas que atua e tem prestado relevantes serviços às cooperativas e as seus mais 60 mil associados. Hoje a Fecoagro tem a matriz em Florianópolis, Indústria de Fertilizantes em São Francisco de Sul, Central de Compras em Palmitos no Oeste do estado e emprega 200 funcionários. Seu faturamento direto previsto para esse ano é de R$ 320 milhões e mais R$ 900 milhões na Central de Compras.

Há mais de 20 anos a Fecoagro é a operadora do Programa Terra Boa, o troca-troca da Secretaria da Agricultura do Governo do Estado, e ainda mantém um sistema de comunicação em diversas plataformas de mídia, para difundir as ações das cooperativas, do cooperativismo e do agronegócio de SC.

Dia do Colono

O presidente Costa e Silva em 1968 assinou a Lei n° 5496 instituindo oficialmente o “Dia do Colono” comemorado em 25 de julho. A data já vinha sendo comemorada informalmente há muito tempo. A definição de 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul.

A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real do Linho Cânhamo, que, posteriormente, constituiria a sede da cidade de São Leopoldo. Embora não seja considerado feriado, o dia é sempre comemorado com eventos, festas, desfiles e homenagens ao Dia do Colono.

Nossos cumprimentos a esse homem do campo que no dia a dia, faça chuva ou faça sol, enfrenta as dificuldades do tempo, dos mercados e dos imprevistos da sua atividade, para plantar, aguardar o comportamento do tempo, colher e alimentar a todos nós, do meio rural e das cidades. Parabéns colonos desse país!

Fonte: Fecoagro