Fecoagro – 48 anos integração e intercooperação em SC

Publicado em: 18/07/2023

Nas últimas semanas, temos nos dedicado a explorar o histórico da Fecoagro, que estará completando 48 anos no dia 25. Nossa intenção é resumir as principais atividades desenvolvidas ao longo desse período. Hoje, iremos abordar o sistema de governança da organização. 

A Fecoagro é administrada por um Conselho de Administração, eleito a cada 3 anos, podendo ser reeleito em um terço, embora tenha sido adotada a sistemática informal de rodízio de renovação do presidente a cada dois mandatos. Um Conselho Fiscal deve renovar dois terços dos membros todos os anos. Todas as cooperativas filiadas fazem parte de um ou outro conselho.  

No sistema de governança da Fecoagro, o Conselho de Administração define as ações estratégicas da entidade. A gestão é profissional, ou seja, os conselheiros eleitos não dedicam expediente na Fecoagro, permanecem na direção executiva das cooperativas. A equipe de gestão operacional é contratada pelo regime de CLT. Os conselhos se reúnem mensalmente para analisar o balanço mensal e a execução do planejamento, que é aprovado anualmente pela Assembleia Geral. No organograma funcional, a Fecoagro mantém um diretor executivo vinculado ao presidente e ao Conselho de Administração, que coordena as atividades executivas, e em seguida as demais gerências de cada área.  

Nas últimas gestões da Fecoagro, Luiz Vicente Suzin foi o presidente que permaneceu mais tempo no cargo. Ele completou o mandato de Marcos Zordan e só saiu para assumir a presidência da Ocesc. Ficou 9 anos na presidência da Fecoagro (três mandatos). Normalmente, os presidentes anteriores ficavam apenas dois mandatos, ou seja, seis anos. 

Amanhã vamos falar sobre o que mudou na Fecoagro nos últimos tempos. 

Fonte: Fecoagro