Fecoagro – 48 anos integração e intercooperação em SC

Publicado em: 24/07/2023

Nesta próxima terça-feira, dia 25 de julho, registramos uma data importante para o cooperativismo agropecuário catarinense. A Fecoagro completa 48 anos de existência. Para quem, como eu, que ajudou a construir essa entidade, desde os estudos iniciais de sua viabilidade, e que acompanhou a sua implantação nos primeiros 8 anos e, depois de uma interrupção temporária, voltou a acompanhar nos últimos 30 anos, sentir o quão importante ela está sendo para as cooperativas e para os agricultores catarinenses é gratificante ver o reconhecimento público de sua existência. 

Com o slogan “Praticando e estimulando a integração e a intercooperação em SC”, a Fecoagro já se firmou como um instrumento de apoio operacional, comercial, industrial e político-institucional, não apenas para as cooperativas filiadas, mas para o setor como um todo, uma vez que suas ações repercutem no agronegócio e no cooperativismo estadual. Após superar os reveses econômicos, próprios de quem corre riscos para avançar e conquistar espaços, conseguiu se solidificar no mercado e se adaptar às realidades do meio, avançando em várias áreas. 

Conciliar opiniões diferentes, interesses comerciais muitas vezes conflitantes, ter o olhar político, sem preferência partidária, e se comunicar diariamente com o público em geral, sem perder de vista o seu objetivo principal de buscar resultados econômicos aos agricultores associados das cooperativas, é uma missão não muito fácil, mas graças à dedicação de seus colaboradores, à compreensão de seus líderes controladores e à aceitação da comunidade, pode ser considerada uma grande vitória da Fecoagro nestes 48 anos de existência. 

Com gestão profissional e democrática, sistema de governança participativa e transparência permanente de seus atos, a Fecoagro, segundo seus líderes, é um instrumento indispensável para o cooperativismo agropecuário catarinense. Suas atribuições, definidas pelas cooperativas, têm se modernizado e acompanhado as novas tecnologias e inovações, na área técnica, agronômica, comercial, industrial e de comunicação, e tem sido seu diferencial nos últimos anos, proporcionando resultados econômicos e sociais dessas ações aos principais interessados, os mais de 65 mil cooperados das cooperativas filiadas. 

Atualmente, com a sua indústria processadora de fertilizantes, a Fecoagro ultrapassou a casa de R$ 1 bilhão de faturamento; e outros R$ 2,2 bilhões nas compras conjuntas na Central de Compras, proporcionando resultados inquestionáveis às cooperativas integrantes do sistema. 

Por fim, precisamos sempre reconhecer aqueles que deram o pontapé inicial na constituição e a sequência nesta Federação, nesses 48 anos. O fundador Aury Bodanese, reeleito por 3 mandatos; os dirigentes que passaram nesse período: Luiz Carlos Chiocca, Odacir Zonta, Erico Frederico Gebler, Jose Zeferino Pedrozo, Luiz Hilton Temp, Neivor Canton, Marcos Antonio Zordan, Luiz Vicente Suzin e Claudio Post; e os atuais dirigentes e colaboradores, liderados pelo presidente Arno Pandolfo, que fazem com que a Fecoagro avance cada vez mais e se solidifique no estado catarinense e brasileiro. Fecoagro hoje é uma marca de valor e merece cumprimentos pelos seus 48 anos de existência. Vale sempre lembrar que “juntos somos mais fortes”. Pense nisso! 

Fonte: Fecoagro