Faesc comemora reconhecimento de Indicação Geográfica da erva-mate do norte catarinense

Publicado em: 15/06/2022

A Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) comemorou a conquista da erva-mate do planalto norte catarinense que recentemente ganhou reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem. Trata-se do primeiro registro na espécie Denominação de Origem para o produto erva-mate. O reconhecimento foi concedido no mês de maio pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Com o reconhecimento, os produtores poderão aplicar em seus produtos um Selo representativo da cultura, além dos Selos Brasileiros de IG, criados em 2021. Para o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o registro comprova o valor cultural e econômico do produto e representa um importante diferencial competitivo no mercado. “Essa é mais uma conquista para o agronegócio de nosso Estado que vem se destacando cada vez mais em diversos segmentos. Estamos orgulhosos, pois o registro mostra que a erva-mate produzida no planalto norte possui características peculiares do local. Com isso, o produto ganha uma identidade própria que reforça a sua qualidade e faz com que ganhe mais mercado”.

Atualmente, o total de Indicações Geográficas concedidas no INPI chega a 99, sendo 68 Indicações de Procedência (IP), todas nacionais, e 31 Denominações de Origem (DO), das quais 22 são nacionais e nove, estrangeiras.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional.