Expointer deste ano deve ser presencial e para meados de setembro

Publicado em: 29/06/2021

O governo do Estado do RS confirmou  o adiamento e a realização da Expointer de 2021, que irá ocorrer de 4 a 12 de setembro. A feira deverá ter controle de público e restrições, atendendo à implementação de rigorosos protocolos sanitários. A versão digital também será mantida.

As definições ocorreram em reunião virtual entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e diversas entidades copromotoras, como Farsul, Fetag-RS, Ocergs, Febrac e a prefeitura de Esteio, além do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers).

Diante do alinhamento com as entidades copromotoras para que a Expointer aconteça, a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, reforçou a importância da realização da exposição em um ano em que os gaúchos produziram safra recorde de grãos e conquistaram o novo status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação. “Será uma feira de negócios marcante para a retomada econômica do Estado, ao mesmo tempo em que não descuidaremos do cuidado com a vida dos gaúchos”, afirmou Silvana.

Geralmente realizada no último final de semana de agosto e início de setembro, a Expointer, a maior feira agropecuária do país, deve acontecer de forma presencial  e remota neste ano de 2021. O prefeito de Esteio disse acreditar que é possível preservar a parte de negócios, que movimenta menor público e acontece ao ar livre, mas defende que não pode se realizar atividades de entretenimento e lazer no parque de diversões, shows e barraquinha de chope, alertou Leonardo Pascoal. O prefeito acredita que uma Expointer com a presença de público é viável, mas defende protocolos sanitários rígidos com testagem e público reduzido.

Fonte: Jornal do Comércio por Matheus Piccini / Foto: Divulgação JC