Estudo da Epagri comprova presença de espécie de mexilhão invasora nos cultivos em Bombinhas

Publicado em: 25/07/2019

Um estudo desenvolvido pela Epagri constatou que as criações de mexilhões em Bombinhas estão sendo dominadas por uma espécie exótica desse molusco, nativa da região do Prata. Os mexilhões cultivados tradicionalmente em Santa Catarina são da espécie Perna perna, porém, em Bombinhas, algumas fazendas marinhas estão verificando a prevalência do Mytilus cf. edulis platensis.

Os maricultores de Bombinhas vêm observando a ocorrência da espécie exótica de mexilhão em seus cultivos nos últimos cinco anos. A esse novo molusco deram o nome de pretinho, ou mexilhão do Rio da Prata. Os primeiros registros no Brasil para essa espécie datam de séculos passados e documentam a sua dispersão até o Rio Grande do Sul.

“O aumento populacional pode estar relacionado à capacidade de adaptação do mexilhão do Prata e às alterações ambientais causadas pelo aquecimento global”, descreve Alex Alves do Santos, pesquisador da Epagri/Cedap e coordenador do estudo.

Durante 2019 os pesquisadores da Epagri/Cedap vão iniciar novo estudo com objetivo de avaliar a presença da espécie exótica nas fazendas marinhas dos municípios de Penha, Bombinhas, Palhoça e Florianópolis, líderes na produção estadual de mexilhão nativo. O projeto já está descrito e aguarda somente encaminhamentos burocráticos para ser iniciado.

Fonte: Epagri