Equipes dos Sindicatos Rurais são capacitados sobre o e-Social, Nota Fiscal Eletrônica e DITR em São José

Publicado em: 12/09/2022

Foto: Sistema Faesc/Senar-SC.

A cidade  de São José sediou mais um evento de capacitação sobre e-Social, Nota Fiscal Eletrônica (Produtor Rural) e preenchimento da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR 2022). A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O objetivo foi aperfeiçoar os recursos humanos do Sistema Sindical Rural para a prestação de serviço e orientação ao produtor rural.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou o quanto os profissionais dos Sindicatos são fundamentais para ajudar a fortalecer as entidades, tornando-as mais atuantes. Falou sobre a importância da prestação de serviços ao público do campo e cumprimentou os participantes por aproveitarem mais essa oportunidade de qualificação, visando atender o produtor da melhor forma possível. “Os nossos Sindicatos representam o Sistema Faesc/Senar-SC na base e, por isso, também reforçamos que aproveitem o nosso manual de treinamentos e organizem turmas de cursos de acordo com as necessidades locais. Isso fortalece a entidade e ajuda a promover o desenvolvimento nas propriedades rurais”.

A coordenadora do Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, foi mediadora das duas capacitações e reforçou a importância de manter as entidades preparadas para atender os produtores. “Esse treinamento é justamente para que as equipes dos Sindicatos levem conhecimento para o melhor atendimento aos produtores lá na base. Nós precisamos, acima de tudo, levar informação ao produtor rural, orientar quanto às obrigações tributárias e atender as demandas com a prestação de serviço”.

O gestor estadual do agro do Sebrae/SC, Ênio Albérto Parmeggiani, esteve presente nas duas edições do curso para apresentar o Empretec Rural que vem sendo realizado em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC, com apoio dos Sindicatos Rurais e cooperativas. Até novembro deste ano 50 turmas beneficiarão aproximadamente 1.200 empreendedores do campo em SC.

Fonte: Sistema Faesc/Senar-SC.