Duas a cada cinco cidades no Brasil não têm agência bancária

Publicado em: 19/02/2020

O Brasil registra 427 cidades que não possuem nenhuma agência bancária desde 2013. De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, ao final de 2019, dois em cada cinco municípios estavam nessa situação.

Em um período de seis anos, 2.414 agências foram fechadas, devido a cortes dos grandes bancos, além dos custos e pela concorrência com bancos digitais.

A redução da rede física de agências dificulta o acesso da população às contas bancárias e a serviços como poupança, saques e empréstimos. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, em 2019, 45 milhões de brasileiros ainda não possuíam conta no banco.

É um espaço para ser ocupado pelas cooperativas de crédito que expande suas atuações aceleradamente. Em sistema integrado de atuação o Brasil tem quatro principais sistemas de cooperativas de crédito: SICOOB, SICREDI CRESUL E AILOS.

Com centrais distribuídas pelo País, esses sistemas normatizam e coordenam suas cooperativas singulares para prestar serviços seguros e eficientes aos seus associados. Quem participa de cooperativas de crédito sabem que tem custos menores, rendimentos melhores e ainda recebem os resultados apurados em cada exercício.

Fonte: Jornal O Globo, com adaptação da Fecoagro