Curso técnico do Senar transforma a vida de administrador de empresas

Publicado em: 04/02/2019

A mudança foi radical. Depois de anos trabalhando no mercado financeiro, o administrador de empresas Alexander Creuz fez o Curso Técnico em Agronegócio do Senar e decidiu largar a antiga profissão para trabalhar no campo.

“Trabalhei no mercado financeiro durante 20 anos, mas sempre tive o sonho de atuar no campo. Em 2015, fui aprovado na seleção para a primeira turma do curso técnico do Senar. A decisão de participar do processo seletivo mudou completamente a minha vida”.

Durante boa parte do curso, que é gratuito, Alexander conciliou o trabalho em Curitiba com os estudos do curso técnico no polo de apoio presencial de São José, em Santa Catarina. “Na metade do curso decidi apostar tudo e me dedicar apenas ao setor agropecuário”.

E a aposta veio no cultivo de lúpulo, ingrediente importante para a fabricação de cerveja. “Comecei a pesquisar e conhecer pessoas envolvidas na área e decidi desenvolver o trabalho final do curso sobre o assunto”, afirmou.

No início de 2018, Alexander começou a colocar em prática o plano de negócios elaborado durante o curso técnico do Senar e assim surgiu sua empresa rural no município de Lages, em Santa Catarina. Por meio de articulação com outros produtores, ele também criou a Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo) e se tornou o primeiro presidente.

“O curso do Senar me ajudou a concretizar um sonho. Hoje eu não tenho um trabalho, eu tenho uma diversão. Acordo feliz da vida porque eu faço o que realmente eu gosto”, disse.

Em março deste ano, Alexander vai realizar a primeira colheita em sua propriedade, que será destinada a cervejarias da região. “O Brasil é importador de lúpulo, principalmente dos Estados Unidos e Europa, então terei a oportunidade de oferecer o produto fresco para essas fábricas de cerveja”.

As pessoas interessadas em atuar na gestão do setor agropecuário podem se inscrever no processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) até o dia 14 de fevereiro.

O curso é gratuito e tem carga horária de 1.230 horas na modalidade semipresencial, 80% online e 20% presencial. Para concorrer a uma das 2.410 vagas, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e efetivar a inscrição para a seleção no site http://etec.senar.org.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR