Copérdia: 56 anos de sucesso

Publicado em: 11/09/2023

Por Ivan Ramos – diretor executivo da Fecoagro

Sempre que uma cooperativa faz aniversário, é motivo especial para o registro. Especialmente aquelas que são cinquentenárias, e que nesse período de vida certamente devem ter vivenciado muitas turbulências na trajetória em um país de pouca estabilidade econômica e política, e com muita frequência, escassez de segurança jurídica. Por outro lado, mais uma vez ter a oportunidade de falar sobre o aniversário de uma das cooperativas que está presente no setor agropecuário com importante participação nas atividades do homem do campo e o desenvolvimento econômico e social da comunidade da região onde atua, a alegria é ampliada.

Para quem também já fez parte do quadro de colaboradores da empresa cooperativa, e que junto com o então presidente Odacir Zonta e o grupo que o sucedeu, ajudou a implementar medidas importantes que resultou nessa expressiva expansão, a satisfação é redobrada. Com seu avanço para o meio oeste e planalto norte, além de atuação em outros estados, a Copérdia ao completar 56 anos, dá uma demonstração concreta de que com dedicação e profissionalismo, é possível buscar resultados comuns para um grupo expressivo de pequenos agricultores, em diversas atividades.

A região Alto Uruguai e as demais onde a cooperativa está presente, devem muito do seu desenvolvimento, às ações da Copérdia. Nunca nos cansamos em dizer que nesses 50 anos de minha atuação no cooperativismo, conseguimos ver a olho nu, que o agronegócio só prosperou nas pequenas propriedades, graças a existência de cooperativas como a Copérdia. O que seria do agricultor associado se não existisse a cooperativa para dar o suporte, com assistência técnica, armazenagem, fornecimento dos insumos e aquisição da produção agropecuária e agregação de valor dentro do sistema? Em regiões onde uma cooperativa desapareceu, o agricultor ficou desemparado. Em outras, onde a cooperativa assumiu uma coirmã malsucedida, como foi caso da Copérdia com a Copeiro, o agricultor voltou a ter sucesso e prosperar.

Portanto, ao completar 56 anos, sua experiência sem dúvida é principal ingrediente do sucesso, pois atravessou todos os percalços que a economia e política de um país oferecem. Está cada vez mais presente e eficiente, se preparando rumo ao futuro. Vale sempre lembrar o slogan, que no cooperativismo se pratica: “juntos somos mais fortes”, e devemos pregar isso em todos os níveis. Parabéns Copérdia pelos seus 56 anos. Tenho orgulho de fazer parte dessa história. Pense nisso! 

Fonte: Fecoagro