Cooperitaipu 2019 – ano do cinquentenário

Publicado em: 02/12/2019

Tem sido de muitas comemorações na Cooperativa Regional Itaipu com sede em Pinhalzinho. Completando 50 anos de atuação em sete municípios da região Oeste de SC e expandindo para outras cidades realizando investimentos superiores a 30 milhões de reais em negócios.

Projeção de faturamento de 550 milhões de reais em 2019, a Cooperitaipu tem hoje cerca de 3 mil associados, 500 colaboradores diretos e 13 negócios ativos nas áreas de produção de ração suína e bovina, moinho de farinhas, suínos, grãos, leite, aves, combustíveis, agropecuárias, supermercados e lojas de eletroeletrônicos.

As comemorações iniciaram no começo do ano realizando a 21ª edição do Itaipu Rural Show. Evento de difusão de tecnologias reconhecido nacionalmente que reuniu mais de 300 empresas expositoras com mais de 60 mil participantes. Na sequência campanha de prêmios aos sócios e clientes distribuindo 200 mil reais em prêmios. No dia do aniversário, 26 de abril, homenagem aos fundadores com festa para seis mil pessoas com shows nacionais, tudo gratuito para sócios e colaboradores.

Comenda do legislativo

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal, entregou a Comenda do Legislativo Catarinense à Cooperativa Regional Itaipu, representada pelo presidente Arno Pandolfo, em homenagem aos 50 anos de fundação. “Nossa região deve muito ao cooperativismo”, destacou De Nadal.

O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, mostrou-se satisfeito com a homenagem, dizendo que o ano do cinquentenário foi histórico para a cooperativa. “Isso nos alegra, mas também traz uma maior responsabilidade de continuar realizando o cooperativismo no Oeste catarinense”, comentou acompanhado pelo vice Serafin Thiesen; pelos Conselhos Administrativo e Fiscal; pelo advogado Élio Frozza; pelos gerentes Marcos Niederle, Sadi Link e pelo Fernando Rohr; coordenadores de filiais e convidados.

Participaram das homenagens o presidente da Fecoagro Claudio Post e o presidente da Ocesc Luiz Vicente Suzin; o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa, e diversos presidentes de cooperativas. De Pinhalzinho, estiveram o prefeito Mário Afonso Woitexen, o vice Darci Fiorini, o secretário de Agricultura Honorino Dalaposa e o empresário Sérgio Matte.

A Comenda destaca personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento social, cultural, político e econômico de Santa Catarina.

Novo supermercado

Entregou para a população regional o novo Supermercado Itaipu. Uma obra de 20 milhões que utiliza o que há de mais moderno em materiais e conceito aberto de espaço para vendas. São 21 caixas em ambiente de 8.000m², climatizado, totalmente acessível, com estacionamento interno, esteira rolante, elevador, padaria completa com lanchonete, açougue com carnes próprias, novo mix de produtos alinhados com as demandas atuais de consumo, fruteira com compra de produtos rastreados da nossa agricultura, ofertas todos os dias do ano com parceria da Central de Compras da Fecoagro e colaboradores treinados para realizar um atendimento de excelência.

Também aconteceu a inauguração simbólica no novo Silo Graneleiro, construído em terreno recentemente adquirido, no Distrito Industrial Leste, às margens da BR 282. Obra teve investimento superior a 8 milhões de reais e terá capacidade para armazenar 550 mil sacas de grãos.

Neste ano a Cooperitaipu realizou reformas e ampliações em todas as suas filiais de negócios, além da modernização dos sistemas de gestão e processamento de dados. O investimento nas pessoas seguiu nessa mesma direção. Foram proporcionados cursos para gerentes, coordenadores, técnicos, colaboradores e associados.

Conforme o presidente Arno Pandolfo a Cooperitaipu busca efetivar na prática o lema que está expresso na marca Itaipu, que é: Uma Sociedade de Pessoas. “É preciso sim estar alinhado com o capital, porque nenhuma pessoa, empresa ou cooperativa sobrevive sem dinheiro; no entanto, no sistema cooperativista, precisamos ter um olhar sensível e prático no desenvolvimento humano, que é o nosso maior capital”.

Fonte: Coluna de Quirino Ribeiro