Cooperativas da Fecoagro aprovam orçamento para 2022. Preveem aumento de volumes de fertilizantes e faturamento

Publicado em: 23/12/2021

Em reunião híbrida realizada em Florianópolis e remotamente, as cooperativas integrantes do grupo Fecoagro aprovaram a proposta orçamentária apresentada pela direção executiva para o ano de 2022. Em valores econômicos está sendo planejado em faturar no próximo ano, R$ 1 bilhão e 178 milhões, cerca de 60 por cento a mais do que foi planejado para 2021. E em termos de volumes físicos, na Indústria de Fertilizantes, o crescimento previsto será de apenas 10 por cento a mais do que a presente safra.

O crescimento expressivo em faturamento, deve-se a elevação exagerada dos custos dos fertilizantes a serem comercializados pela Fecoagro. A Indústria de São Francisco do Sul pretende processar no próximo ano 480 mil toneladas de fertilizantes sendo que destas, 130 mil refere-se à prestação de serviços de processamento a terceiros. Em 2021 a fábrica ultrapassou 550 mil toneladas, entretanto, foi devido à falta de matéria-prima registrada em outras empresas, espaço ocupado pela Fecoagro.

O diretor executivo Ivan Ramos explicou que neste ano a realidade foi distorcida. Quer devido aos altos preços, que subiram incessantemente, quer em volume de demanda. Ele disse que apesar dos exagerados gastos registrados com demurrage no Porto, devido à falta de espaço para atracagem dos navios, os resultados finais estão sendo positivos. “Mas isso não é normal, por isso estamos programando volumes e preços mais dentro da nossa realidade e não por uma situação fora da curva, como aconteceu em 2021”, concluiu o diretor.

Nas demais áreas de atuação da Fecoagro serão poucas as alterações previstas para 2022. Os convênios do programa Terra Boa existente com a secretaria da Agricultura, a Fecoagro está planejando repetir os volumes do ano de 2021, ou seja, distribuir 220 mil sacos de sementes de milho, e 350 mil toneladas de calcário, além dos demais programas como kit forrageira, kit apicultura, kit solo saudável e incentivos a cereais de inverno.

Já na Central de Compras estabelecida em Palmitos no oeste do Estado, que neste ano já ultrapassou o planejado, estão sendo programadas compras em conjunto, R$ 1,5 bilhão, número semelhante ao realizado em 2021. As compras conjuntas realizadas pela Fecoagro não entram na contabilidade, pois o faturamento dos fornecedores é direto às cooperativas. Apenas os negócios são feitos pela Central de Compras.

Fonte: Fecoagro/SC