Cooperativas catarinenses festejam o Dia Internacional do Cooperativismo

Publicado em: 04/07/2022

No último sábado,  dia 2 de julho, comemorou-se em todo o mundo o Dia Internacional do Cooperativismo. O tema adotado pela ACI – Aliança Cooperativa Internacional, neste ano foi: “As Cooperativas constroem um mundo melhor”.

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado por cooperativas desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995. A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992. No entanto, no âmbito dessa organização, ela foi comemorada pela primeira vez em 1995, uma vez que tinha o intuito de assinalar o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional, cuja fundação data de 1895. O cooperativismo é um preceito que indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, e com o objetivo de adquirir resultados comuns para as suas atividades econômicas.

Santa Catarina é considerado o estado mais cooperativista do Brasil. Mais da metade da população é associada em algum tipo de cooperativa. Se considerado as famílias envolvidas, mais de dois terços das pessoas têm relação com o cooperativismo. São cerca de 3,5 milhões de associados.

Diversas cooperativas de SC promoveram eventos no último sábado. Cada uma a seu modo, com promoções que envolveram as comunidades onde atuam. A Aurora Coop, a Cooperja, a Coopervil, e outras cooperativas que não informaram suas programações, marcaram presença, destacando o Dia C – Dia de Cooperar e o Dia Internacional do Cooperativismo.

Em Palmitos, na Cooper A1, o presidente Elio Casarin, afirma: “O que seria de nossos pequenos agricultores se não juntassem forças frente a um mercado extremamente competitivo e exigente? A verdade é que sem cooperativas, que praticam o cooperativismo sério, honesto e organizado, seria muito mais difícil. Devemos sempre lembrar a contribuição do cooperativismo para as dimensões social e econômica das famílias associadas e também para toda comunidade”. O presidente reforça que é o modelo socioeconômico que mais cresce no mundo, e que é o caminho para dias melhores. Casarin destaca que não há outro sistema socioeconômico com igual competência para produzir e também repartir. “Nos unimos as comemorações mundiais com um sentimento de alegria, e gratidão pelos nossos pioneiros que plantaram aqui em nossa região uma semente de esperança que germinou e hoje congrega quase 10 mil famílias cooperadas e 1.500 colaboradores diretos. “Parabéns a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, fazem parte e acreditam no cooperativismo como agente de transformação social”.

Em Chapecó, cerca de mil pessoas, entre dirigentes, associados, funcionários, integrantes de cooperativas locais e regionais, estiveram abraçadas em frente à matriz da Cooperalfa para comemorar o Dia de Cooperar – o Dia C. Além da anfitriã, participaram como parceiras: Aurora Coop, Unimed, Sicoob MaxiCrédito, Evolua, Unicred, Sicredi, Cresol e Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB).

O Dia C revelou que essa construção do bem, tem no seu espectro empresarial, na visão futurista e estratégica, o poder de competir com players gigantes – internos e externos -, sendo modelo reconhecido pela sociedade por agregar forças mercadológicas minúsculas, mas que, na coletividade, fortalece milhões de pessoas, produzindo efetivo e inquestionável bem-estar aos seus atores.

O cerimonial foi conduzido numa cooperação entre Cooperalfa e Aurora Coop e teve como eixo o tema: “Cooperativas constroem um mundo melhor”, visando aproximar pessoas com propósitos únicos. Foram  apresentados resultados das doações de sangue incentivadas pelas duas instituições junto aos respectivos colaboradores, entre maio e junho/22, bem como a ajuda à comunidade com cestas de alimentos e produtos de higiene e limpeza, incluindo as filiais.

A programação do Dia C incluiu atrações diversas para as famílias, tais como apresentações artísticas do Coral de Chapecó e do renomado músico chapecoense, Marlon Luiz, bem como “Aulão” de ginástica organizada pela UNIMED Chapecó, com o preparador físico Jhieimison. Ainda, o show da cantora Vitória Gnoatto, de apenas 13 anos, e os músicos Marcos Janowitz e Vanderlei Elieser. Em seguida, fizeram bela apresentação, os alunos do grupo de dança e vozes do corpo da FALB, com a coreografia “watch me”, e condução de Caroline Vieira.

Para Romeo Bet, presidente da Cooperalfa, é fundamental difundir as conquistas de um sistema harmônico e eficiente. “É importante que mais pessoas conheçam algo que funciona e respeita o ser humano na sua essência”, disse.

Fonte: Fecoagro/SC.