Cooperativas brasileiras engajadas na conscientização política

Publicado em: 20/09/2022

Vivemos um momento de definição na política e na economia do país, ocasião em que temos, mais uma vez, a oportunidade de nos organizarmos e escolhermos o futuro que queremos. Grandes movimentos na história mostram a força dos grupos organizados. Por isso, é tão importante participar ativamente das tomadas de decisões políticas.

Com esse intuito, a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras está disponibilizando uma série de materiais para fomentar a conscientização, o engajamento e a participação política do cooperativismo brasileiro e potencializar a sua representação político-institucional.

O programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro é uma iniciativa suprapartidária, independente e voluntária, de forma a respeitar a neutralidade política do Sistema OCB e das cooperativas. Quer mais uma vez, fomentar o exercício do voto consciente e da cidadania, tal como a lei permite e incentiva.

Estamos mobilizados para capacitar e dar voz a grupos de jovens, mulheres e demais lideranças cooperativistas para que estes, de forma voluntária e espontânea, possam estar cada vez mais presentes na tomada de decisões estratégicas nas suas comunidades, diz a publicação da OCB divulgada às cooperativas do Brasil.

O Programa  da OCB está organizado em 5 eixos de atuação: 1- Formulação das Propostas para um Brasil mais Cooperativo; 2- Boas práticas de como atuar no processo eleitoral; 3- Comunicação e mobilização digital; 4- Prestação de contas da atuação de parlamentares; e 5-Engajamento, participação e representação cooperativista.

O Sistema OCB está recomendando as diretrizes do Programa, com geração de conhecimento técnico (materiais); elaboração de propostas para o cooperativismo, disponibilizando cartilha de boas práticas, e o perfil parlamentar, distribuição de vídeos, cards e demais materiais informativos.

A entidade está deixando liberdade e autonomia para que cada Unidade Estadual, no caso de SC, a Ocesc; as cooperativa e grupos de cooperados para implementarem o seu Programa de Educação Política conforme seu perfil, realidade e características.

Na Propostas para um Brasil mais Cooperativo, existe um documento norteador do movimento cooperativista para a construção das plataformas de governo dos principais candidatos à Presidência da República, funcionando, também, como direcionador das campanhas de candidatos que buscam levantar a bandeira do cooperativismo.

Na área de Boas práticas no processo eleitoral, existe uma série de conteúdos informativos sobre como o segmento cooperativo pode atuar de forma responsável e legítima no processo eleitoral. Historicamente, a cartilha “Cooperativismo e Eleições” tem sido o carro-chefe desta atuação. Esse ano conta com um parecer jurídico para analisar a compatibilidade das ações do Programa com a legislação eleitoral vigente.

Na área da Comunicação e mobilização digital a OCB tem um Plano de comunicação para valorizar e compartilhar, de forma constante e permanente, ações efetivadas por deputados e senadores que, de fato, defendem políticas públicas, legislações e regulamentações que promovam um ambiente de negócios favorável ao cooperativismo.

Além disso, disponibiliza um kit de vídeos, cards e demais materiais informativos em prol do voto consciente em candidatos comprometidos com o cooperativismo.

Fonte: Sistema OCB.