Cooperalfa amplia segurança de associados no Planalto Norte

Publicado em: 11/04/2024

Há mais de 19 anos em Mafra, Planalto Norte de Santa Catarina, a Cooperalfa constrói uma trajetória que alia a força do trabalho à confiança entre cooperativa e associados. 

Do mesmo modo, ao reconhecer o potencial do município e de toda a região, são realizados investimentos que possam contribuir com as atividades desenvolvidas pelas famílias. 

 O mais recente investimento envolve uma estrutura com destaque para um armazém graneleiro. O valor da obra, calculado em R$ 27 milhões, já apresenta retornos positivos. “É algo que traz muitas melhorias, pois acelera o processo de descarga, diminui as filas e reflete em menos tempo de espera na lavoura. O quanto antes pudermos entregar e garantir que nosso produto esteja guardado e seguro, melhor”, declara o produtor Adilson A. Baumgartner. 

 O engenheiro civil, João Bet, explica que o projeto surgiu a partir de uma demanda da Direção, com a necessidade de aumentar a capacidade de armazenagem da filial. “Conseguimos mais que dobrar esse indicador que passou de 530 mil sacas para 1.150.000 sacas. A ideia é que nos períodos de entressafras, o espaço também possa ser utilizado como um depósito de insumos”.  

 O gerente da filial de Mafra, Silvo Moterle, salienta que o investimento irá proporcionar benefícios à toda a região, incluindo municípios como Rio Negrinho, Rio Negro, Itaiópolis e Papanduva. “Nossa relação com os produtores inicia antes mesmo do plantio e prossegue até o recebimento. Graças a eles, a cada ano, aumenta a entrega da produção e, do mesmo modo, é crescente a adesão de associados na nossa regional”, afirma. 

 Já o gerente do silo de Mafra, Jair de Almeida, destaca o quanto as melhorias colaboram na otimização dos processos. “Isso envolve desde as balanças, que agora são duas para prestar um atendimento mais adequado; o armazém, que teve a área ampliada expressivamente; até as peneiras que contribuem diretamente nos trabalhos e diminuem a mão de obra terceirizada”, pontua.     

 Conforme o 2º vice-presidente da Alfa, Edilamar Wons,Mafra é a filial que a cooperativa mais origina cereais e tem sua importância, assim como todas as unidades da cooperativa. “Iremos seguir com os investimentos e esperamos contar sempre com a confiança dos associados, de todos os clientes e da equipe de modo geral”, enalteceu.  

Ao mencionar que os associados podem esperar a evolução permanente da Cooperalfa, o presidente Romeo Bet enfatiza que a razão maior da cooperativa é o associado. “Precisamos oferecer estruturas suficientes e adequadas para que as safras tenham o sucesso esperado. Vale lembrar que, conforme a necessidade, serão feitos novos investimentos, a exemplo de Rio Negrinho”. 

Fonte: Cooperalfa