Continuam as tratativas nas entidades do agro para apoiar candidatos do setor nas próximas eleições

Publicado em: 05/09/2022

As entidades do agronegócio e do cooperativismo de SC, continuam se articulando e definindo estratégias para apoiar  os candidatos identificados com o setor, nas próximas eleições. A prioridade é  indicar  nomes para deputado estadual e federal.

Nesta sexta-feira foi realizada mais uma reunião virtual entre os dirigentes das entidades: Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Fecoerusc e Sindicarne, onde foram  apresentados os coordenadores regionais que se encarregarão de mobilizar as  lideranças nas cooperativas, sindicatos e em outras entidades, para recomendar a votação nos candidatos integrantes da lista selecionada.

Serão quatorze nomes para deputados federais e quinze nomes para deputados estaduais, de diversos partidos políticos, sempre preferenciando aqueles com maior proximidade com os assuntos do agro e do cooperativismo. O trabalho dos coordenadores e lideranças nas regiões é esclarecer ao eleitorado que as cooperativas e as entidades ligadas ao setor agropecuário precisam ter  representantes nas Casas Legislativas, para que possam ser encaminhados  projetos para serem  defendidos pelos candidatos eleitos.

As entidades também resolveram redigir um documento com os principais problemas que afetam o setor,  para que os candidatos defendam junto aos planos de governo do executivo e legislativo.

 

 

 

 

O ex-deputado Odacir Zonta, que é consultor legislativo da Ocesc,  é quem está coordenando os contatos  para a eleição de outubro. Ele explica da importância da participação nas decisões políticas e como está sendo tratado do assunto:

 

 

 

 

 

O presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva, que faz parte  do grupo de líderes de entidades do agro que defendem as candidaturas apoiadas pelo setor, também considera que esse trabalho importante para eleger candidatos identificados com o cooperativismo e o agronegócio:

 

 

 

 

 

O presidente das Aurora Coop, Neivor Canton, que também participou da reunião de lideranças, disse que o setor precisa ter seus representantes para poder defender as ideias e projetos de nosso interesse:

 

 

 

 

 

O Sindicato das indústrias de Carnes de SC, e a Associação dos Avicultores do Estado, também estão engajados para eleger candidatos do setor nas próximas eleições. O diretor executivo das duas entidades, Jorge Lima, disse que o debate político é importante, e bom não apenas para o setor agro, mas para o Estado de SC:

 

Nesta semana, a coordenação das entidades vai repassar aos coordenadores  regionais, a relação dos candidatos a deputados federais e estaduais selecionados, com os seus respetivos números na urna, para ser difundida nas unidades  das cooperativas e sindicatos da área rural.

Também, no decorrer desta  semana, será divulgado o documento do setor agropecuário e cooperativista, com reivindicações que serão entregues aos candidatos, para pedir apoio e prioridade na sua implementação.

Os candidatos que assinarem a  adesão ao documento, terão apoio e recomendação do  setor nas próximas eleições.

Fonte: Fecoagro/SC.