Continua programas especiais da Fecoagro neste final de ano

Publicado em: 27/12/2019

Os programas de rádio, Informativo Agropecuário e Agronegócio Hoje, da Fecoagro, neste final de ano vem apresentando uma série de mensagens de lideranças do cooperativismo e do agronegócio. A intenção é mostrar os diversos pontos de vistas dos nossos líderes, de como foi o ano de 2019 e quais as expectativas para 2020.

Nesta semana no Agronegócio Hoje, já apresentou ontem a opinião de Mario Lanznaster presidente da Aurora Alimentos e hoje temos de Luiz Vicente Suzin, presidente da Ocesc. Suas opiniões estão transcritas no site de notícias da Fecoagro. Neste final de semana no programa semanal Informativo Agropecuário, mais duas personalidades irão falar no programa.

José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de SC- FAESC, e Rui Schneider da Silva, Presidente da Central do Sicoob SC/RS.

Já na segunda-feira dia 30, teremos no programa Agronegócio Hoje, as palavras do Secretário da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de SC, Ricardo de Gouvêa; na terça-feira dia 31, dos deputados Moacir Sopelsa e José Milton Scheffer, respectivamente, presidentes da Frencoop e da Comissão de Agricultura da Alesc; e para fechar os depoimentos, no programa do dia 1º de janeiro, teremos a opinião de Claudio Post, presidente da Fecoagro.

Todos os depoimentos, além do rádio, farão parte das publicações de noticiais no site da Fecoagro.

Hoje vamos começar com Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob-SC/RS:

“Como presidente do Sicoob Central Santa Catarina/Rio Grande do Sul gostaria de dizer a todo, em especial, aos associados do Sicoob, que neste ano de 2019 tivemos um período promissor acompanhando já a evolução que nós temos nos últimos anos. Um crescimento muito bom no número de associados, acho que até início de 2020 já atingiremos um milhão de associados no nosso Sicoob. Temos atualmente em torno de 6.000 entre colaboradores e dirigentes. Temos 502 pontos de atendimento no Estado. Em Santa Catarina já atingimos 90% dos municípios, falta apenas 31 municípios para serem atendidos com o Sistema Sicoob cooperativo de crédito. O que nós interessa é dizer que nesse ano nós estamos muito contentes com o apoio que o associado continuou dando ao nosso sistema cooperativo, onde nós chegamos ao final do ano com um depósito a prazo de 11 bilhões e 100 e os ativos de 16 bilhões 354. Também que é importante: nós temos conta de equilíbrio que são sobras à disposição para emprestar para nossos associados. São 3 bilhões e 611 milhões de reais que estão à disposição dos associados. Porque que eu faço questão de ressaltar isso? Porque cada cooperativa, são 39 cooperativas, elas estão distribuídas em todo o nosso Estado e cada cooperativa através da sua Assembleia ela pode dizer o que fazer dos recursos da sua cooperativa, das sobras que teve, além de que muitas cooperativas já também não praticam tarifas e as taxas são menores. Então o associado ele sabe fazer a conta. Ele vê, ele compara com as instituições financeiras, ele compara com as outras entidades que tem no mercado e vê que no sistema cooperativo ele paga a menor taxa, ou seja, sobra um pouquinho mais dinheiro no seu bolso e, ainda mais, nas Assembleias Gerais quando tem as sobras são rateadas, distribuídas conforme a movimentação de cada associado. Nós estamos muito contentes com o crescimento que houve no número de associados, com a colaboração dos associados que entenderam o espírito de cooperativo crédito. Nós de nossa parte estamos nos treinando, nos capacitando, ampliando nossas instalações, melhorando nossas instalações, para cada vez poder atender melhor nossos associados. Nós estamos crescendo por quê? Nós temos muito espaço para crescer. Não basta nós ter um pronto atendimento no município e dizer a não nós atendemos nesse município. Queremos atender todas as pessoas daquele município. Quem sabe essa meta um dia nós vamos atingir com a colaboração, com o trabalho do nosso funcionário, com trabalho dos nossos conselheiros e, principalmente, com apoio de nossos associados que é o que é mais importante para nós. E por último, e é mais importante, eu queria deixar aqui Boas Festas a todos! Que nós tenhamos um 2020 mais feliz, mais promissor do que nós tivemos até agora, e que todas as famílias consigam realizar seus sonhos, que todos tenham uma virada de ano agradável, que possam se sentir satisfeitos junto a seus familiares. Muito obrigado”.

José Zeferino Pedrozo:

“Este ano 2019 foi certamente com altos e baixos para o nosso setor. Algumas atividades correram às mil maravilhas; outras tiveram algumas frustações e, entre essas, pelo menos quero citar duas: que é a preocupação constante de toda a liderança do sistema do produtor rural que é a atividade da pecuária leiteira em Santa Catarina, como também no Brasil, e também agricultor que se dedica à produção de arroz. Duas atividades que certamente tiveram muito altos e baixos e não atenderam toda a demanda. As demais atividades estamos encerrando em condições altamente favoráveis e o mesmo desejamos que ocorra no ano 2020. O ano 2019 também foi marcado pela união das lideranças do agronegócio catarinense quando tiveram a ameaça de ver a sua produção e os seus custos de produção sendo alterados através de tributações exageradas e que nós não concordamos e, felizmente, houve um recuo por parte do próprio executivo e aqui nós temos que agradecer ao governador do Estado e com a interferência da Assembleia Legislativa. Nós queremos então dizer esperamos essa união da nossa categoria para o ano 2020 que nós não tenhamos esses sobressaltos. Desejamos a todos um ano de 2020 cheio de realizações, que nós possamos novamente no final do ano que vem nos apresentar na frente de todos vocês na expectativa que 2020 seja um ano completo e que traga muita satisfação. Feliz 2020 a todos!

Fonte: Fecoagro